Acervo Permanente

 Museu Vale - Vitória, Espírito Santo

No edifício-sede do museu encontramos o acervo permanente com peças e imagens que contam a história da construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas. As Salas da Construção, Manutenção e das Estações são espaços expositivos que apresentam a história da ferrovia. Visitar essas salas é percorrer o passado. Faz parte da exposição uma Maquete Ferroviária com 34 m² de área construída, representando todo o trajeto desde a extração do minério até sua chegada ao Porto de Tubarão em Vitória.
Há ainda o Painel Interativo, que explica, através de som e imagens, o processo de extração do minério, o carregamento e o descarregamento de vagões e de navios, o processamento do minério nas usinas de pelotização no Complexo de Tubarão e como ele é transportado atualmente.
Nas proximidades do museu, encontra-se uma locomotiva a vapor vinda da Filadélfia (EUA), também conhecida como “Maria Fumaça”, adquirida em 1945 pela Vale. Restaurada em 1997, a antiga locomotiva encontra-se em perfeito estado de conservação, bem como sua composição de carro de passageiros e vagão de cargas.