Programa Educativo e Projeto Aprendiz

 Museu Vale - Vitória, Espírito Santo

Programa Educativo
O Programa Educativo do Museu Vale é o elo que une história e arte contemporânea ao público que visita diariamente o museu, principalmente crianças e adolescentes que vivenciam
experiências e desenvolvem atividades que fazem refletir sobre a questão do patrimônio histórico, a arte em conjunto com suas próprias experiências de vida. Durante as mostras temporárias de arte, professores são capacitados em ações educativas preparadas especialmente e que dialogam com as exposições temporárias; posteriormente, esses mesmos profissionais trazem seus alunos para visitar as mostras e participar dos workshops sobre as exposições em cartaz. Os workshops são ministrados pelos mediadores do setor educativo do museu em conjunto com os estagiários.  Através desse contato direto com o universo artístico, crianças e jovens são estimulados a desenvolver seus potenciais de criação, sua relação com o mundo atual e de convívio social em um ambiente saudável. Os trabalhos finais são expostos na Sala Multimeios e fazem parte das mostras do Museu.

 

 
Projeto Aprendiz
Em sua proposta de ser um diferencial na vida das comunidades em seu entorno, no ano de 2005 foi implementado no Museu Vale o Programa Educativo “Projeto Aprendiz”, uma iniciativa que capacita jovens carentes em ofícios relacionados à montagem de exposições. Em cada exposição temporária um grupo de 10 jovens aprendizes de comunidades vizinhas ao museu participa de um curso teórico sobre montagem, juntamente com as equipes de profissionais especializados nas áreas de iluminação, museologia, pintura, comunicação visual e cenografia, pondo em prática o conhecimento adquirido ajudando na montagem das exposições temporárias no galpão de exposições do Museu Vale.