Programação Permanente

 Memorial Minas Gerais Vale

Projetos próprios desenvolvidos pela equipe do Memorial com curadores, artistas e produtores convidados. São programas, ações, editais e atividades que acionam uma programação artística e cultural regular no Memorial ao longo do ano. Compreende os projetos: Eu, Criança, no Museu!, Gerais - Cultura de Minas, Sarau do Memorial, Performance no Memorial, Leitura Rara, exposições de Fotografia no Café, Ciclo de Exposições de Jovens Artistas Mineiros e Boa Noite Memorial.
Férias divertidas no Memorial

 

 


Diversão, criatividade e cultura para as crianças. Museu é lugar de criança: pelo menos no Memorial Minas Gerais Vale, que durante as férias escolares de janeiro e julho oferece diversas atrações e atividades para a criançada, aliando entretenimento a conhecimento, de forma criativa e inovadora. São oportunidades de estreitar laços com as crianças, jovens e seus familiares, possibilitando assim Férias Divertidas em Família.
 
 
 
 
 
Eu, Criança, no Museu!
 
 Desde janeiro de 2014, o Memorial Minas Gerais Vale criou o “Eu, Criança, no Museu”, que pensa o museu como espaço de lazer e promove momentos culturais voltados às crianças e suas famílias. São oportunidades singulares como o “Show de Calouros”, que possibilita às crianças se apresentarem cantando no auditório do MMGV. Há também apresentações de teatro, contação de histórias, saraus literários e diversas manifestações culturais. As ações do projeto “Eu, Criança, no Museu” envolvem o desejo da criança e estimula sua permanência na instituição museal como espaço de lazer e cultura, dimensões da infância muitas vezes negligenciadas.
 
Leitura Rara


O projeto Leitura Rara promoverá 12 sessões com a leitura de textos dramáticos inéditos, ou que tiveram poucas chances de serem apreciados em montagens que passaram por Belo Horizonte, oferecendo aos artistas mineiros e ao público em geral, oportunidade única de ter contato com obras de grande valor artístico da dramaturgia mundial; abrindo espaço para a reflexão, comparando grandes clássicos da dramaturgia mundial e textos representativos da produção dos autores contemporâneos
Gerais - Cultura de Minas
 
 


Apresentações mensais de teatro, dança, música, manifestações folclóricas e possibilidade de intercâmbios com difusões artísticas de outras regiões e estados que divulguem e promovam a cultura mineira e sua diversidade. A rica cultura mineira está presente nas exposições de longa duração do Memorial Minas Gerais Vale. Ao trazê-las em forma de espetáculos para dentro do museu estaremos relacionando o acervo de longa duração com a cultura viva produzida pelo estado, celebrando toda a tradição e vitalidade da cultura popular mineira.
 
 
 
 
 
Exposições de Fotografia no Café
 


O Memorial reservou um papel de destaque para a fotografia. A proposta é de manter o perfil de Memorial, ou seja, valorizar fotógrafos de Minas Gerais ou que tenham trabalhos relevantes relacionados ao estado.
 
 
 
 
Edital / exposições Jovens Artistas Mineiros
 
As exposições de novos artistas mineiros ampliam a visibilidade dos novos artistas e estimula o diálogo com o público. O objetivo é incentivar e promover os novos talentos das artes plásticas e visuais. O programa revela um instigante panorama da produção contemporânea local, apresentando a vitalidade da nova geração de artistas mineiros e garantindo aos jovens artistas boas condições de exposição e acesso. Com coordenação e curadoria de Eduardo de Jesus, os artistas de até 35 anos são selecionados por edital, com distribuição de prêmios.
 
Performance no Memorial
 


Em sintonia com as principais tendências da arte contemporânea, o Memorial Minas Gerais Vale lançou um programa de performances, sob coordenação do artista plástico e performer Marco Paulo Rolla. Apresentam-se artistas locais e nacionais, nos espaços internos e externos do Memorial, em performances com duração de um dia. Nas apresentações são abordadas diversas vertentes da arte, como dança, teatro, artes plásticas, antropologia, vídeo, literatura, poesia, cinema, entre outros.
 
Sarau do Memorial
 


É a poesia feita em Minas, com apresentação de novos talentos e nomes reconhecidos nacionalmente na área da poesia. Poetas de várias gerações, de coletivos e regiões do estado fazem leituras de seus poemas e podem optar por estarem acompanhados por convidados agregando outras áreas à poesia.
 
 
   
 
Boa Noite Memorial / Bom Dia Memorial
O Boa Noite Memorial foi idealizado em 2013 para integrar a 11ª Semana Nacional do Museu. O evento foi um sucesso de público e crítica, pelo seu formato ousado e inovador e teve mais duas edições em junho e outubro de 2013 e uma edição em 2014, durante a 8ª Primavera de Museus. A iniciativa se tornou referência em Belo Horizonte, com uma programação externa ao MMGV e interna, das 18h às 2h da madrugada, e a prefeitura de Belo Horizonte criou o Noite de Museus se inspirando na ideia.