Pacto pela Educação do Pará

Iniciativa do Governo do Estado do Pará com o BID

É uma iniciativa do Governo do Estado do Pará, em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com a participação de diferentes setores e níveis de instituições governamentais, empresas privadas, comunidade escolar e sociedade civil.

Nessa parceria, o Pacto conta com a Secretaria de Estado de Educação do Pará, o Instituto Synergos, o Instituto Natura, a Fundação Itaú Social, o Instituto Unibanco, a Fundação Telefônica, o Itaú BBA , a Tora Brasil e a Fundação Vale.

O objetivo é aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em todos os níveis: Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio, num período de cinco anos.

E, além disso, visa promover a melhoria da qualidade da educação no Pará, tornando o Estado uma referência nacional na transformação da qualidade do ensino público.

O Estado hoje vive uma situação em que o cenário socioeconômico é extremamente favorável, enquanto o educacional ainda apresenta algumas fragilidades. Um movimento do governo e da sociedade, juntos por uma educação de qualidade, pode servir de modelo para outros estados e até para outros países​.

- Wanda Engel, diretora do Instituto Synergos no Brasil

Um pacto e seus 7 desafios

A partir dos objetivos propostos pelo Pacto pela Educação do Pará, foram estabelecidos sete desafios:

As principais ações do Pacto