Todos pela Educação

Um objetivo em 5 metas

A sociedade brasileira tem uma importantíssima missão até 2022, o ano do bicentenário da Independência do Brasil: contribuir de todas as formas para que o país assegure a todas as crianças e jovens o direito à Educação Básica de qualidade. Este sério compromisso é o movimento Todos pela Educação.

O apoio ao movimento Todos pela Educação está representado pelos mais diversos segmentos da sociedade, através de gestores públicos, educadores, pais, alunos, pesquisadores, profissionais da imprensa, empresários e pessoas ou organizações sociais que são comprometidas com a garantia do direito a uma Educação de qualidade.

E o movimento conta ainda com um grupo de empresas que se uniram numa parceria específica para esse propósito: Rede GLOBO, Grupo ABC, DM9 DDB, Editora Moderna, Fundação Santillana, Instituto Ayrton Senna, Amics, Fundação Victor Civita, Mckinsey&Company, Microsoft, Canal Futura, Instituto Natura, Editora Saraiva, BID, PATRI Políticas Públicas, Luzio Strategy Group, Itaú Cultural e Fundação Vale.

Um objetivo em 5 metas

Assegurar as condições de acesso, de alfabetização e de sucesso escolar, buscar a ampliação de recursos investidos na Educação Básica e a melhoria da gestão desses recursos, fazem parte do objetivo do movimento.

E para tanto, foram estabelecidas 5 metas fundamentais:

Conheço a realidade da educação em nosso país e acredito que só mesmo com uma grande mobilização da sociedade civil organizada poderemos transformar esta realidade.
Jorge Moreno, Radialista (Rio de Janeiro - RJ)

Principais ações

​A mobilização social e incidência em políticas públicas fazem parte das ações estabelecidas pelo movimento. Pela mobilização é possível ampliar e valorizar o relacionamento com a imprensa, as redes sociais e o tráfego do site do Tudo pela Educação. Já na ação de incidência em políticas públicas, destaca-se:

– o Observatório do PNE, uma ferramenta criada para o acompanhamento de todas as metas e estratégias do plano aprovado, e também de análises, estudos e programas de governo;

– os grupos de assessoramento, cujo objetivo é a discussão e construção coletiva de um documento com propostas para temas importantes da Educação;

– a articulação institucional, que acontece através de ações de advocacy, participação em eventos e disseminação de informações educacionais e institucionais.

Para conhecer mais sobre o movimento Todos pela Educação acesse a página http://www.todospelaeducacao.org.br/