Casa do Aprender

Um espaço para o conhecimento

A Casa do Aprender é um espaço educativo fruto de uma parceria entre a Fundação Vale e a Secretaria Municipal de Educação dos municípios, que convida educadores, alunos, pais, lideranças sociais, gestores públicos e todos os integrantes da comunidade para participar de suas atividades.

Conseguimos paralisar a comunidade para leitura conseguimos paralisar a comunidade para leitura do varal de poesia... As pessoas apreciavam, fotografavam, compartilhavam nas redes sociais. E até ganhamos um destaque no jornal local!

- Silvana Costa Dias,
coordenadora, Barão de Cocais - MG

Aberto à comunidade, esse espaço busca não só promover, mas principalmente, valorizar as práticas educativas, culturais e sociais de cada território, considerando a educação como fio condutor para o desenvolvimento local.
As coordenadoras das Casas do Aprender e técnicas das Secretarias também participam de formações sobre gestão de projetos educativos, realizadas pela Comunidade Educativa CEDAC, por meio de uma cooperação técnica com a Fundação Vale.

Os Objetivos da Casa

Fortalecer e ampliar o repertório da comunidade, que terá acesso a diferentes ações educativas, cursos e formações, é um dos principais objetivos do projeto, assim como apoiar escolas com atividades complementares num ambiente educativo propício à aprendizagem e promover a discussão e valorização da educação no município.

Um projeto com muitos benefícios à Comunidade

A Casa do Aprender é um ponto de integração das mais diversas áreas de conhecimento como educação, cultura, saúde e cidadania. E mais:
  - Proporciona acesso a cursos, palestras e seminários, com o envolvimento de outras Organizações parceiras;
 - Contribui para a integração entre a comunidade e a escola: pais, professores, alunos, gestores;
  - Oferece formação continuada aos profissionais do município, incluindo gestores públicos, educadores e articuladores sociais que têm livre acesso aos seus acervos de livros, DVDs e CDs e participam de oficinas com temas especialmente selecionados para este público.

As principais ações da Casa do Aprender

Em todas as nossas ações utilizamos parte do tempo para uma leitura, e enfocamos sua importância e democratização. Dou destaque para a leitura de deleite que estamos fazendo todas as sextas-feiras com os alunos do Programa Menor Aprendiz na Casa do Aprender.

Ana Paula Nascimento,
Coord. Casa do Aprender de Itabira