- Diene da Silva Braga,
aluna da 7°/8° séries, da escola
Eduardo Pereira Duarte,
no Pequiá, Açailândia-MA
- Elisa Maria de Jesus,
aluna da 7°/8° séries da escola
Antonio Oliveira Campos, Plano da Serra,
Açailândia-MA.
- José Elias Rodrigues da Silva,
da escola Antonio Oliveira Campos,
no Plano da Serra, Açailândia-MA
EJA – professores especializados em educação de jovens e adultos.
Características diferenciadas fazem parte desse projeto que vem alcançando resultados de grande relevância na área de Educação. Através do processo de formação continuada de professores e gestores escolares, o projeto contribui com a preparação desses profissionais para atuarem na EJA. Essa modalidade de ensino tem algumas especificidades: os alunos, por exemplo, têm idades e trajetórias de vida diferenciadas e experiências pessoais que podem contribuir com o processo de ensino aprendizagem.
Nesse sentido, orientar e estimular novas estratégias de ensino é um caminho para superar algumas dificuldades como, por exemplo, o alto índice de evasão.
Os objetivos do EJA

Centrado na formação continuada para uma preparação de professores e gestores para a Educação de Jovens e Adultos, o projeto EJA mantém em destaque alguns objetivos básicos:
• Fortalecer as iniciativas de Educação de Jovens e Adultos existentes no munícipio.
• Estimular a mobilização de líderes comunitários e da própria comunidade, para que os jovens e adultos que abandonaram a escola voltem a estudar e, portanto, ampliem a sua participação social e cidadã.
• Ampliar o número de vagas do EJA nos municípios e reorganizar o currículo escolar, para atender adequadamente o universo de jovens e adultos.
Os Benefícios reservados à
comunidade
Com a implantação do projeto de EJA da Fundação Vale em parceria com a AlfaSol/Ação Educativa e com as Secretarias de Educação dos municípios envolvidos, a comunidade passa a contar com professores e gestores mais qualificados para atuarem com jovens e adultos, surgindo com isso a possibilidade de aumentar o número de anos de estudo da população, reduzir a evasão escolar, ampliar as possibilidades de participação cidadã e de inserção no mercado de trabalho.
Onde se encontra o EJA
Desenvolvimento da aprendizagem
Avaliação Inicial dos alunos – exemplo prático de Açailândia
Abaixo, você vai conhecer dados referentes ao projeto desenvolvido em Açailândia-MA. A proposta era integrar o currículo da EJA com a qualificação profissional.
Pelos dados, se percebe que o trabalho realizado em parceria com os professores foi muito positivo. Além disso, registrou-se em Açailândia um baixo índice de evasão: inferior a 7%. O curso iniciou com 149 alunos e finalizou com 140 em 2013.