Formação de Professores

Projetos de formação continuada para professores desde 1999

A calculadora na sala de aula

Quando a professora entrou na classe naquela manhã e propôs uma série de exercícios de matemática fazendo uso de calculadora, o espanto foi geral.

O quê?! agora pode, professora?
 ​
Mas esse espanto não foi só dos alunos. Quando os pais ficaram sabendo, surgiu uma grande dúvida: meu filho não vai mais usar o raciocínio? ele não vai mais fazer contas? Mas a proposta revelou o contrário: que o uso dessa tecnologia pode ser um eficiente recurso didático em sala de aula. Atividades específicas aplicadas junto aos alunos mostraram que eles tinham que elaborar suas próprias estratégias, e mobilizar seus conhecimentos matemáticos, para poder chegar a uma solução dos problemas propostos. Na verdade, o uso da calculadora tinha o objetivo de ajudar a construção de um conhecimento, e não algo que daria a resposta pronta para o aluno.

Esse fato aconteceu no município de Parauapebas, que fica no sopé da Serra dos Carajás, a 600km de Belém-PA. E foi um dos muitos que tem sido registrado por um projeto muito especial implantado no Maranhão, no Pará e em Minas Gerais, através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e a Fundação Vale, com execução técnica do CEDAC-Comunidade Educativa.

​Eram vários temas de formação... campo aditivo, multiplicativo, cálculo mental, geometria. Eram vários temas de formação... campo aditivo, multiplicativo, cálculo mental, geometria.
Mas o da calculadora foi especial.
Provocou uma mudan​ça de concepção, principalmente dos professores que, antes, eram unânimes em acreditar que iria substituir o raciocínio do aluno, o ato de pensar. Foi algo marcante, pois quebrou uma resistência e mobilizou não só professores e alunos, mas também os pais que acabaram entendendo os benefícios da proposta

- Ana Elisa Zambon,
Formadora de Professores

Me lembro de uma professora que estava relutante com a ideia de usar calculadora em sala de aula. Pra convencê-la, uma outra lançou um exemplo: - Sem usar a tecla de divisão, faça uma conta: 60 dividido por 1,5. Foi ótimo!

- Samuel Duarte - Formador de professores

O projeto Formação de Professores

Essa parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e a Fundação Vale desenvolve ações e projetos de formação continuada para professores desde 1999.
Programas como o “Escola que Vale” e o “Vale Juventude” atuaram em vários municípios promovendo ações diferenciadas que ampliaram as oportunidades de formação e desenvolvimento profissional dos educadores.
Atualmente, se realiza o programa de formação continuada em Língua Portuguesa e Matemática, para professores do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, voltado para a ampliação das competências desses professores. E esse programa também atua na formação dos coordenadores pedagógicos, contribuindo para a consolidação da identidade desse profissional como formador de professores.
O projeto de formação continuada para professores da Educação Infantil também acontece desde o início de 2014.
Assim como este, os projetos da área Educação são baseados numa relação de parceria com todos os envolvidos no processo educacional, como prefeituras, equipes técnicas das Secretarias de Educação, diretores, professores, estudantes, pais e comunidade.
Os projetos de Formação de Professores se realizam de forma alinhada às políticas públicas, e apoia a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o Plano Nacional de Ensino (PNE).

As atividades de formação presenciais e à distância levam os professores a aplicar conteúdos didáticos à prática pedagógica.

Tudo isso é apenas um começo

A história de Parauapebas-PA, é apenas uma das muitas que o Projeto Formação de Professores começa a colher. Os resultados alcançados até agora por todos os professores participantes nos vários municípios é digno de registro. E essa constatação entusiasma cada vez mais não só professores e alunos, como pais e parceiros da Fundação Vale.

Em breve, novas histórias de desenvolvimento e aperfeiçoamentos profissionais voltarão a preencher esse espaço. São histórias reais, de pessoais que merecem destaque e reconhecimento por sua determinação, persistência e paixão pela profissão que escolheram.