Educação

 Geociências

 Material didático para ensino de Geociências

A Fundação Vale, com a parceria da Vale, lançou material didático para ensino de Geociências e oficina com os professores. A iniciativa busca contribuir com os potenciais educativos locais, abrindo um caminho para a reflexão sobre a ciência que estuda a Terra, e que é a base para compreender a atividade de mineraçãoe a sua importância para a humanidade, em sinergia com o projeto Circuito Mineração, que evidencia a presença da mineração até em itens que nem imaginamos.  
O ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA (2012), mostra como no Brasil o aprendizado de ciências ainda representa um desafio. Neste contexto, insere-se também o estudo da geologia. O material didático de Geociências foi desenvolvido para subsidiar o trabalho docente e estimular o aprendizado nos municípios onde a atividade mineradora é forte, possibilitando que os alunos compreendam melhor as transformações que a sua cidade passa e ampliem o interesse pelo estudo da geologia, identificando como este campo se articula com geografia, matemática e outros de igual importância na formação.

Estrutura do Material
 
- Caderno do aluno, com 10 oficinas de Geociências.
- Suplemento do professor, com orientações para o desenvolvimento das oficinas propostas.
- GeoKit com rochas e minerais para manipulação durante as oficinas.
- 10 fichas extras com atividades direcionadas especificamente para o uso do GeoKit.
 
O conteúdo tem como foco a faixa etária de 10 a 14 anos e aborda de forma simples e ilustrada os tipos e as propriedades de minerais, rochas e solo; terremotos, vulcões e tsunamis; a matemática na natureza, além de outros temas interessantes.​
 
Metodologia
 
O material foi estruturado em oficinas que valorizam o conhecimento prévio do aluno e a realidade local, tendo como base a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. A seleção e organização das amostras  do Geokit foi feita por professores e alunos do Instituto de Geologia da UFRJ. Os especialistas que elaboraram o material possuem grande experiência como docentes e  na produção de outros recursos didáticos. São eles:
- Mônica Waldhelm – Doutora em Educação pela PUC – Rio, Professora de Ciências e Biologia da rede pública,  coautora de livros didáticos, consultora da Unesco e do MEC.
- Ana Paula Bemfeito – Doutora em História das Ciências pela UFRJ, Professora de Física e Matemática da rede pública, coautora de livros didáticos.Ana Paula Bemfeito – Doutora em História das Ciências pela UFRJ, Professora de Física e Matemática da rede pública, coautora de livros didáticos.

- Diogo Almeida – Mestrando em Geografia na UERJ e professor de Geografia da rede privada.Diogo Almeida – Mestrando em Geografia na UERJ e professor de Geografia da rede privada.
 
 A aproximação do aluno com o campo de geociências favorece sua inserção na realidade do município onde vive. Isso amplia o seu olhar para as questões diárias e colabora para a desmitificação da mineração, promovendo maior interesse por uma atividade diretamente relacionada à vida na região, e que provavelmente envolve familiares e amigos
  - Maria Alice Santos, especialista da Fundação Vale
 
 
 
 
 
Oficinas de geociências com professores e alunos de Parauapebas.