As inscrições foram abertas para pessoas jurídicas privadas, sem fins lucrativos, e legalmente constituídas como, associações, fundações, cooperativas e organizações sociais. As instituições deveriam ter sede nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e apresentar projetos com ações em um dos 34 municípios percorridos pelo Trem de Passageiros da EFVM – Estrada de Ferro Vitória a Minas.
O edital foi dividido em duas categorias: Montagem ou Melhoria de Espaços de Leitura e Projetos de Leitura. Estavam contempladas propostas de estruturações de cantinhos de leitura, bibliotecas itinerantes, contações de histórias, oficinas de leitura envolvendo diversas técnicas, entre outros.
Os projetos passaram pela avaliação de uma Comissão Técnica que analisou os seguintes critérios: adequação da proposta ao público atendido, relação custo efetividade, criatividade e inovação, sustentabilidade, beneficiados diretos, participação da comunidade, parcerias e capacidade de capilaridade do projeto.
Desta etapa, saíram 12 instituições finalistas que defenderam seus projetos presencialmente para uma segunda banca. Esta Comissão Julgadora contou com especialistas na temática de promoção do livro e da leitura, Secretários Estaduais de Educação de Minas Gerais e Espírito Santo e equipe Vale que avaliaram e determinaram a classificação final de cada uma das 12 iniciativas.
Nesta primeira edição foram 118 projetos recebidos de 27 municípios diferentes, premiando 12 instituições com valores de R$ 10 mil a R$ 35 mil para realizar seus projetos.
Confira
aqui a lista dos vencedores de 2016!