Metodologia AGIR

Como funciona o AGIR

O objetivo do programa é incubar ou acelerar negócios sociais – individuais, familiares e coletivos - por meio de capacitações, investimento direto (capital semente) e mentoria aos empreendedores em diversos eixos do negócio, como gestão financeira, governança, formalização, produção e comercialização, para que os empreendimentos possam ser sustentáveis. As atividades econômicas apoiadas são majoritariamente ligadas aos setores de comércio, serviços e produção de alimentos. A metodologia do programa é dividida em três principais etapas:

Publico Alvo:
Associações, cooperativas, grupos produtivos informais, empreendedores familiares e individuais.

Perfil do empreendedor:
Com pequeno negócio estabelecido e potencial de crescimento/geração de impacto social.
  • Com proposta de criar um pequeno negócio que promova inclusão socioprodutiva de indivíduos de maior vulnerabilidade socioeconômica
Comunidades com a presença de operações e/ou projetos da Vale.

Fomento dos negócios selecionados

Quando o negócio é selecionado a participar da etapa de incubação e aceleração, o programa passa a apoiá-lo de forma a possibilitar a incorporação dos conceitos aprendidos durante as capacitações, tornando seus processos cada vez mais profissionais e estruturados.
Incubação
Processo de acompanhamento de empreendimentos nascentes ou incipientes, por meio de assessoria e mentoria nas atividades que compreendem desde a fase de produção até a comercialização do produto, passando por questões envolvendo a gestão do negócio, marketing, compra de matéria prima/insumos e acesso a novos mercados. Geralmente esse processo dura entre 18 e 24 meses e há aporte de capital semente.
Aceleração
Processo de acompanhamento de empreendimentos em processo de consolidação, através de assessoria e mentoria pontuais em fases específicas (ex.: acesso a mercado), buscando a alavancagem dos mesmos. Geralmente esse processo dura de 6 a 12 meses e há aporte de capital semente.
Capital Semente
Investimento previsto no Pano de Negócio, voltado especialmente para a aquisição de equipamentos, realização de pequenas obras e outros itens necessários à alavancagem dos empreendimentos.

Indicadores

A avaliação de indicadores de processo e de resultado são fundamentais para acompanhar a evolução dos negócios apoiados e medir os impactos do investimento da Fundação Vale.

Conheça os Indicadores AGIR.