Acesso a novos mercados: empreendimentos do AGIR Ouro Preto e Mariana firmam parceria no Rio de Janeiro

AGIR e CEDAPS por um desenvolvimento sustentável

O Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), com sede no Rio de Janeiro, encontrou em 21 mulheres da região de Ouro Preto as empreendedoras ideais para uma parceria. Por intermédio da Fundação Vale, o CEDAPS encomendou 1500 blusas e 1500 ecobags aos empreendimentos Arte, Mãos e Flores e Associação de Costureiras Vale da Benção (ACOVABE), apoiados pelo Programa AGIR, Apoio à Geração e Incremento de Renda, da Fundação Vale. Para Ana Maria Marques, gerente administrativa da Associação Arte, Mãos e Flores, será um grande privilégio ter essa parceria. “Ficamos bastante empolgadas quando soubemos da possibilidade de confeccionar as ecobags. Esperamos ver nossas mulheres trabalhando a todo vapor”, conta a artesã.

A Arte, Mãos e Flores e a Associação de Costureiras Vale da Benção são empreendimentos com sede no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, Minas Gerais, compostos integralmente por mulheres que confeccionam bolsas, roupas, uniformes e peças de decoração a partir de técnicas tradicionais aplicadas em tecidos de chitão. Esses são dois dos nove empreendimentos acelerados pelo Programa AGIR Ouro Preto e Mariana, iniciativa da Fundação Vale, que contribui para o fortalecimento de negócios sociais, respeitando as vocações das comunidades e criando oportunidades de trabalho e incremento de renda no território.

A Fundação Vale, através do AGIR, tem como objetivo prospectar negócios, promover formação empreendedora, além de incubar e acelerar empreendimentos por meio de capacitações, assessoria técnica e mentoria nos processos de gestão financeira, governança, formalização, produção e comercialização. O AGIR é um programa estruturante e tem o propósito de fazer com que os empreendimentos se tornem autônomos, sustentáveis e promotores do desenvolvimento local.

Segundo Marcus Finco, Gerente de Negócios Sociais e de Impacto da Fundação Vale, a parceria é extremamente importante em uma fase de alavancagem no negócio. “As parcerias são o início da formação de uma rede maior de empreendimentos, e que busca, principalmente, dar maior visibilidade aos grupos, acessar novos mercados, gerar postos locais de trabalho e incrementar a renda dos empreendedores”, destaca Finco.