16/07/2018 - Cultura

Casa do Tambor de Crioula é inaugurada em São Luís

Inauguração da Casa ocorreu no último dia 13

No dia 13 de julho de 2018, foi inaugurada a Casa do Tambor de Crioula, em São Luís, no Maranhão. O espaço, localizado no Centro Histórico da capital maranhense, funciona como um centro de referência da cultura e identidade afro-brasileira no Estado.

O Tambor de Crioula, caracterizado por tambores, cantadores, dançadeiras, coreiros e coreiras, é uma manifestação cultural típica da identidade afro brasileira no Maranhão e representa um conjunto de tradições culturais de matriz africana que se desenvolveram no país.

Durante o evento de abertura da Casa, foi inaugurada uma exposição permanente no espaço, com o objetivo de destacar a história e diversidade dessa importante manifestação cultural.

A exposição, que conta com o apoio da Vale e Fundação Vale, é composta por painéis informativos e artigos característicos deste bem cultual, como imagens de São Benedito, tambores, garrafas de cachaça e trajes típicos.

“Para a Fundação Vale, apoiar iniciativas como esta contribui para a democratização da cultura e ampliação da participação cidadã. Além disso, colabora para a preservação do patrimônio material e imaterial, especialmente a cultura afro brasileira, tão importante para a nossa história”, disse a diretora presidente da Fundação Vale, Isis Pagy.

A Casa do Tambor de Crioula conta com uma área de convivência, salas para realização de oficinas de dança e percussão, auditório e salão de exposição, além de uma lojinha para venda de produtos característicos do bem cultural. A Casa, também terá uma biblioteca com um acervo para pesquisa.