24/08/2018 - Saúde

Ciclo Saúde certifica jovens nas Vilas Sanção e Paulo Fonteles

Fortalecendo a Atenção Básica em Parauapebas (PA)

O projeto Ciclo Saúde certificou jovens nas Vilas Sanção e Paulo Fonteles como Jovens Construtores Ciclo Saúde na última semana. A iniciativa da Fundação Vale e da Wheaton, em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), apoiada pela Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas, promove, desde 2015, ações que estão apoiando o fortalecimento da Atenção Básica no município.

As atividades envolveram também a zona rural. Durante um ano, 43 jovens e adolescentes, além de 14 profissionais das unidades de saúde das comunidades participaram de 130 horas de formação-ação, abordando temas relacionados à atenção, prevenção e promoção da saúde, nas Vila Sanção e Vila Paulo Fonteles. Outra ação do projeto consistiu na doação de materiais audiovisuais e kits para educação em saúde e atividades coletivas nas unidades de saúde e em outros espaços, como as escolas das vilas.

Segundo Marcos Reys, Gerente de Projetos Sociais da Fundação Vale, a proposta de atuação da Fundação é contribuir com o desenvolvimento territorial sustentável nas áreas de influência da Vale, por meio de iniciativas sociais voluntárias. "Para nós, a promoção do desenvolvimento não pode ser feita de forma isolada, nem ter apenas um único responsável. Requer o envolvimento dos setores público e privado, e também a participação da sociedade", destaca.

Para Reys, esta é a base dos Jovens Construtores Ciclo Saúde. "O grupo de jovens, os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e a comunidade se uniram para propor ações de promoção de saúde relacionadas as principais questões identificadas nas Vilas Sanção e Paulo Fonteles. Esse engajamento de todos demonstra como é possível promover mudanças positivas quando unimos esforços para objetivos comuns, comemora Reys

Durante
a realização das capacitações do projeto nas Vilas Sansão e Paulo Fonteles, os Jovens Construtores Ciclo Saúde promoveram cinco ações focadas na promoção da saúde e bem-estar. Torneio de vôlei beneficente, Super Idoso e uma ação do dia das mães, mobilizaram membros da comunidadee parceiros locais, além da Secretaria Municipal da Mulher e Secretaria Municipal de Juventude.

Para a enfermeira das Unidades Básicas de Saúde (UBS) das comunidades, Indiana Sousa, o Ciclo Saúde consolidou uma forte parceria entre os jovens e os profissionais da saúde nas vilas. "Nós estamos aqui para começar uma nova etapa. Este elo não será quebrado. Nós vamos continuar nossos encontros, com as nossas ações, porque o objetivo é promover saúde para a comunidade. Para promover saúde nós precisamos conhecer saúde e fazer parte desta história. Nossos jovens estão de parabéns", afirmou.