12/06/2018 - Saúde

Ciclo Saúde é lançado em Governador Valadares

Projeto é uma iniciativa da Fundação Vale

Na última semana, Governador Valadares (MG) recebeu reforço na atenção básica da Saúde. Na quarta-feira, dia 6, foi lançado no auditório da Vale, o Projeto Ciclo Saúde, que colaborará com o processo de formação continuada dos profissionais de saúde, aperfeiçoando ainda mais o trabalho daqueles que, diariamente, visitam as residências para acompanhamento e orientações.

O Ciclo Saúde, realizado por meio da Vale e a Fundação Vale, em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) e com a Universidade Estácio de Sá, está inserido no Programa Família Saudável, também lançado no mesmo dia pela Prefeitura Municipal, auxiliando no fortalecimento da Atenção Básica, especialmente nas comunidades localizadas na área de influência da Vale.
No programa, serão desenvolvidos dois eixos de intervenção. O primeiro eixo prevê a estruturação de núcleos de educação permanente com doação de equipamentos e mobiliário para a organização de seis salas localizadas em unidades de saúde e que servirão ao desenvolvimento de capacitações das equipes.

O segundo eixo, prevê a oferta de oficinas de qualificação introdutória a todas as equipes da Atenção Primária, que iniciaram na quinta-feira (7), no auditório da Vale, com os profissionais que multiplicarão conteúdos a toda a rede da APS municipal.

O Gerente de Operação II e do Trem de Passageiros Domingos Rocha, ressaltou que para Valadares, o projeto teve um formato diferenciado, buscando atender o objetivo de contribuir com o processo de formação continuada dos profissionais da saúde. “Graças a uma construção coletiva entre a Vale, Fundação Vale, Núcleo Gestor da Saúde da Prefeitura Municipal e a parceria das Universidades, em Valadares, vamos capacitar multiplicadores da metodologia do Ciclo Saúde, potencializando as ações de prevenção, promoção e assistência à saúde da população”, afirmou.

O prefeito André Merlo destacou a parceria com a Vale. “É muito importante e fundamental estarmos atentos e capacitados a promover saúde em todos os níveis de atenção. Se de fato este primeiro atendimento funcionar, vamos minimizar, e muito, todo atendimento que chega ao Hospital Municipal. Agradecemos a Vale e a Fundação Vale a parceria nesse projeto estruturador para a saúde da cidade”, enfatizou.

O próximo passo será a realização de oficinas básicas e temáticas, buscando estimular o planejamento destas ações na rotina de trabalho da Unidade de Saúde e gerar oportunidades para aperfeiçoamento de processos de trabalho. Ao final, será realizado um Encontro Municipal para reunir todos os profissionais da Atenção Básica e Saúde. A expectativa é que mais de 61 equipes de saúde sejam capacitadas.