Começa nesta segunda-feira a Feira do Programa AGIR em Itabira. Participe!

Programa AGIR

Que tal conhecer de perto as iniciativas da Vale junto às comunidades?

Nos dias 30 e 31 de outubro, será realizada no Complexo Itabira a Feira do AGIR,o Programa AGIR é uma iniciativa da Fundação Vale que investe nas vocações da nossa região e no desenvolvimento de negócios sociais. Em atividade em Itabira há mais de um ano, o programa já conta com sólidos resultados.

Venha preparado para adquirir os produtos que estarão à venda, produzidos pela própria comunidade local, como: artesanato, quitandas, mel, verduras e frutas fresquinhas.

Fique de olho na programação e não deixe de participar!

Complexo Itabira

Mina Cauê
31 de outubro – segunda-feira
Local: em frente aos bancos
Horário: 10h30 às 14h

Mina Conceição
31 de outubro – terça-feira
Local: em frente ao restaurante Conceição
Horário: 10h30 às 14h

Saiba mais sobre o Programa e sobre cada expositor

O Programa AGIR tem como objetivo incubar e acelerar negócios sociais - individuais familiares e coletivos – por meio de treinamentos, assessoria técnica e gerencial, mentoria, investimento direto e acompanhamento dos empreendimentos. Ele vem sendo implementado em Itabira desde fevereiro de 2016 e já passou por diversas fases, entre elas o diagnóstico, a capacitação e início do processo de aceleração dos 8 empreendimentos selecionados. Em Minas Gerais, além de Itabira, o programa acontece também em Ouro Preto e Mariana.

O Cantinho da Serra é um empreendimento familiar localizado em Ipoema. Agrega um restaurante, onde tudo é feito com ingredientes agroecológicos, além de uma hospedaria e um camping, que surgiram para atender a demanda turística da região.

AAAPITAR - Associação dos Apicultores de Itabira e Região - é formada por 24 associados que atuam na criação de abelhas e na produção de mel, própolis, cera e outros derivados.

A APAFI - Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Itabira - é composta por 55 associados que atuam na produção de hortifrutigranjeiros, quitandas, laticínios, produtos apícolas, doces caseiros, dentre outros.

JB é um empreendimento familiar que atua na produção de chips naturais, no bairro Pedreira. Eles são vendidos sob encomenda, na sede do negócio e em vários pontos comerciais do município, como padarias, supermercados e armazéns.

O Lab Atelier Criativo é um negócio familiar dedicado a criação e produção de artesanato, no bairro Eldorado. Suas novas linhas de produtos incluem bijuterias e objetos utilitários inspirados na cultura, flora e fauna de Itabira.

O Tia Cida Buet é um empreendimento familiar, situado no Bairro Água Fresca. O cardápio, preparado de forma caseira, inclui entradas, petiscos, comida mineira, massas, opções veganas, além de uma variedade de salgadinhos, doces, bolos e quitutes.

Quitandas do Quilombo é uma iniciativa dos moradores do Quilombo Santo Antônio, na zona rural de Itabira. O empreendimento atua na produção de alimentos e comercializa quitandas feitas a partir de receitas tradicionais da comunidade.

A Fazenda Paiol é um empreendimento dos agricultores “João e Márcia Cunha”, situado na comunidade Bateias, onde são cultivados hortaliças e frutas de forma sustentável com técnicas da agroecologia. A comercialização é feita sob encomenda, direto na fazenda ou em feiras da região.