28/03/2018 - Educação

 Educação Inclusiva: municípios de Minas Gerais abrem as portas para uma nova fase da Educação

 Inauguração de quatro salas de recursos multifuncionais


Na semana passada, a Vale ea Fundação Vale, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de quatro municípios mineiros, inauguraram as salas de recursos multifuncionais do projeto de Educação Inclusiva. A Vale é uma empresa privada pioneira em investir nessa iniciativa.O projeto está de acordo com a Política Nacional de Educação que preconiza a educação inclusiva como uma concepção de ensino contemporâneo e que garante o direito de todos à educação. Foram contemplados seis municípios de Minas Gerais para projeto piloto. Catas Altas e Itabira receberam suas salas no final de 2017. Agora, Barão de Cocais, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo, encerram o ciclo.
 
As salas forambaseadasno diagnóstico de cada município para propor soluções adequadas a realidade de cada um. Além das salas, o projeto promoveu nesses municípios a formação de diretores, coordenadores pedagógicos, professores e outros profissionais de educação em Práticas de Educação Inclusiva e Projeto Político Pedagógico na Perspectiva da Educação Inclusiva.
“É uma emoção enorme saber que a sala de recursos multifuncionais vai contribuir para o desenvolvimento do meu filho, que tem Síndrome de Down. Ele ficou encantado com cada pedacinho da sala, com cada equipamento e cada novidade que viu. Os olhos até brilharam por poder usar o computador, especialmente por ser adaptado para a deficiência dele. Como mãe eu fico emocionada com essa iniciativa da Vale”, relata Bárbara Rosário, mãe do Gabriel Vitor, aluno da rede municipal de Barão de Cocais.
 
Santa Bárbara
 
 
“Esse trabalho é uma demonstração de respeito, pois dá esperança aos alunos com necessidades especiais para seguirem em frente e evoluírem a cada dia", conta Creide Trentim Rodrigues, Coordenadora do CAP (Centro de Apoio Psicopedagógico) e Coordenadora da Sala de Recursos Multifuncionais de SantaBárbara.
 
Barão de Cocais


São Gonçalo do Rio Abaixo
 

Rio Piracicaba