Empreendimento do Projeto AGIR inaugura loja colaborativa

A loja foi inaugurada no último dia 28

Mais um empreendimento do Projeto AGIR Costa Verde é inaugurado: a Arte Nativa. Trata-se de um grupo de artesãs que desenvolvem artesanatos com identidade local da região da Costa Verde.

A inauguração da loja colaborativa ocorreu no último dia 28 e contou com a participação do gerente de Manutenção e padrinho, Luis Claudio Rangel, de empregados de Portos Sul, de representantes da Fundação Vale e do Instituto Gênesis da Puc-Rio, além de amigos e familiares das empreendedoras.

Durante a inauguração, a artesã Jane Garcia destacou a importância do grupo e do projeto AGIR. “Estamos dando um passo muito importante com a inauguração da loja colaborativa. Sozinha eu não conseguiria nada do que conquistamos”, afirma Jane. O gerente Rangel também destacou o trabalho em equipe e como o projeto está alinhado ao valor Crescer e Evoluir Juntos. “Essa iniciativa mostra que unindo os esforços e os conhecimentos, empresa e comunidade crescem juntas”.

O grupo, formado pelas artesãs Glória Barbosa, Jane Garcia, Kelly Cruz e Suzete Brandão, desenvolvem, por meio de diferentes técnicas, produtos diversificados com a identidade da região. Os produtos já estão disponíveis na loja colaborativa, que fica localizada no Mercado Municipal de Mangaratiba, no centro do município.

Projeto AGIR Costa Verde

O Projeto AGIR Costa Verde é uma iniciativa da Vale e Fundação Vale, implementado em parceria com o Instituto Gênesis da PUC-Rio. Objetiva apoiar negócios sociais desenvolvidos por moradores dos municípios de Mangaratiba e Itaguaí, localizados no Estado do Rio de Janeiro, de modo a colaborar com o aumento da renda média familiar dos empreendedores atendidos, gerar novas oportunidades de trabalho qualificado na própria comunidade, e contribuir para o desenvolvimento econômico local por meio de capacitações, assessorias, investimentos (capital semente) e acompanhamento dos projetos de empreendedorismo (incubação ou aceleração).​