30/10/2017 - Educação

Espaço de Leitura amplia o acesso à literatura em Arari

Promoção do livro e da leitura

A inauguração do Espaço de Leitura, na última semana, contou com a participação de quase 300 pessoas, entre pais, responsáveis e crianças da Estação Conhecimento de Arari. Esta é uma iniciativa da Fundação Vale que atua na promoção do livro e da leitura, buscando apoiar, potencializar e fortalecer projetos e práticas que tenham como meta ampliar o número de leitores e o acesso ao livro literário.

Com acervo diversificado, tanto no que diz respeito a temático como aos autores, o local pretende ser um espaço que atenda não só aos jovens que frequentam a Estação, mas também aos seus familiares. “O acesso ao livro literário é direito de todos os cidadãos, significa possibilitar que o conhecimento produzido por toda a humanidade ao longo dos séculos circule entre todos e traga novas reflexões sobre o mundo, sobre a nossa forma de estar nele e de como lidamos com os problemas contemporâneos”, afirma Fernanda Fingerl, gerente de Educação e Cultura da Fundação Vale.

Em 2017, a Fundação Vale focou seus esforços na estruturação de espaços de leitura em instituições sociais localizadas nos estados de Minas, Pará e Maranhão. Na Estação Conhecimento de Arari, o espaço de leitura foi estruturado para ser acolhedor, jovem e proporcionar o diálogo sobre literatura entre os frequentadores. A Estação atende a cerca de 500 crianças e jovens, entre 6 e 18 anos, 180 famílias no projeto rural, em parceria com o SENAI já proporcionou cursos profissionalizantes para mais 150 jovens e adultos, no primeiro semestre de 2017.