Feira de Negócios Sociais e de Impacto da Fundação Vale movimenta a sede corporativa da Vale no Rio de Janeiro

Evento promovido pela área de Negócios Sociais e de Impacto

Nos dias 6 e 7 de dezembro, a sede coorporativa da Vale recebeu a Feira de Negócios Sociais e de Impacto, organizada pela equipe da Fundação Vale. Participaram da feira empreendedores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Maranhão que são beneficiados pelo AGIR, um dos programas estruturantes da área. Entre os produtos comercializados estavam peças de artesanato como tapetes, bolsas e caixas de acessórios, e produtos alimentícios como geleias, mel e biscoitos diversos. Para Viviane Carneiro, artesã da Feira de Artes e Atelier de Mariana (FAM), valeu muito a pena participar do evento. “É sempre importante estar nessas feiras para divulgar o nosso trabalho, sem contar toda a experiência de estar em contato com outros beneficiados pela Fundação”, contou a artesã.

Além de divulgar os trabalhos dos empreendedores na área de convivência da sede, a feira teve como propósito dar visibilidade aos programas de Geração de Trabalho e Renda, especialmente o AGIR. Os programas têm como objetivo desenvolver e apoiar alternativas sustentáveis de trabalho e a inclusão produtiva de indivíduos e grupos, bem como buscar a geração e incremento de renda nas comunidades dos territórios onde a Vale atua. Ivoneide Oliveira representou a Rede Mulheres do Maranhão, um desdobramento do AGIR EFC, que vê o associativismo em rede como alternativa para melhorar a cadeia produtiva dos negócios sociais. “Com o AGIR nós nos tornamos empreendedoras conhecidas na região. Ele não só gerou renda, como também empoderou as mulheres envolvidas no projeto”, disse Ivoneide.

A feira foi inserida na programação do Encontro de Parceiros da área de Negócios Sociais e de Impacto. Com o objetivo de promover um ambiente de troca entre a Fundação e os parceiros, o evento contou com fóruns para o compartilhamento de estratégias e boas práticas, com destaque para mesa Workshop sobre Indicadores, na qual, de forma participativa, os parceiros puderam contribuir sobre como medir o impacto social dos projetos no território. De acordo com o gerente da área, Marcus Finco, “o Encontro de Parceiros e Negócios Sociais da Fundação foi uma excelente oportunidade para a consolidação do nosso propósito, que é transformar positivamente a realidade das comunidades e deixar nosso legado nos territórios onde nós estamos”.

Estiveram representados no evento os parceiros ISES, Instituto Kairós, Instituto Criare, Raízes Technoserve, Impact Hub e CIEDS. “O encontro foi muito proveitoso e proporcionou resultados muito positivos para os empreendimentos do projeto AGIR Ouro Preto e Mariana”, disse Catia Jordan, diretora do Instituto Criare, que executa o projeto AGIR em municípios de Minas Gerais. Segundo a diretora, o encontro trouxe motivação e novas ideias para enfrentar os desafios e aprimorar o trabalho para o próximo ano. “Acredito que os encontros de parceiros são fundamentais para o crescimento do trabalho junto a Fundação. Desejamos que em 2019 possamos ter mais encontros como esse”, concluiu Catia.

Apoio a Geração e Incremento de Renda (AGIR)

O AGIR é um programa da área de Negócios Sociais e de Impacto que tem como objetivo prospectar negócios, promover formação empreendedora, além de incubar e acelerar empreendimentos por meio de capacitações, assessoria técnica e mentoria nos processos de gestão financeira, governança, formalização, produção e comercialização. Ele é um programa estruturante e tem o propósito de fazer com que os empreendimentos se tornem autônomos, sustentáveis e promotores do desenvolvimento local.