25/05/2018 - Saúde

Fundação Vale amplia projeto Ciclo Saúde em São Luís

O Ciclo Saúde é uma iniciativa da Fundação Vale

O projeto Ciclo Saúde tem como objetivo cooperar tecnicamente para o fortalecimento da atenção básica e incluiu, neste mês, em São Luís, mais cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao programa, alcançando 12 postos na cidade. O projeto capacita profissionais de saúde que atuam diretamente nas comunidades, além de fornecer equipamentos e mobiliário para melhorar a qualidade do atendimento nas referidas unidades Básicas de Saúde.

Como marco desta ampliação, foi assinado no dia 15 de maio, o aditivo desta parceria em conjunto com a gestão local, além da entrega de equipamentos para as Unidades básicas de Saúde (balanças digital infantil e adulto, oftalmoscópios, aparelhos e pressão adulto e infantil, bancos para coleta de preventivo, sonares e cadeiras para coleta de sangue) e o início do ciclo de formação – oficina básica - para os profissionais que atuam nas cinco novas unidades, além de lideranças comunitárias das referidas comunidades. A oficina básica tem como objetivo auxiliar no aperfeiçoamento do conhecimento técnico sobre a Política Nacional de Atenção Básica. “Queremos também fortalecer as competências dos mesmos para o planejamento, execução e avaliação de ações locais e intersetoriais capazes de melhorar as condições de vida e saúde das comunidades”, cita Heloisa Bortolo, gerente de Saúde da Fundação Vale.
Heloisa explica que o projeto em São Luís tem três eixos: Educação Continuada, Equipagem e Apoio a gestão por meio da implantação de um sistema de geoprocessamento. “Esse último consiste na implantação de uma plataforma para geoprocessamento com o intuito de apoiar gestão no planejamento de ações e na tomada de decisão. As atividades já iniciaram e são consideradas de grande importância para o município, já que vem possibilitando o redesenho do mapa de saúde, identificação das áreas não atendidas e consequentemente a redefinição do território de atendimento de cada Unidades de Saúde”, finaliza.
O Ciclo Saúde é uma iniciativa da Fundação Vale em conta com a parceria do Cedaps – Centro de Promoção da Saúde, da Estácio de Sá de São Luis com o acompanhamento e monitoria realizado pelos alunos dos cursos da área de saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.
Conheça as unidades atendidas pelo Ciclo Saúde:
- Clodomir Pinheiro;
- São Raimundo;
- Vila Nova;
- Gapara;
- Yves Parga;
- Rio Grande;
- Pedrinhas II;
- C.S. Maracanã;
- C.S. Pedrinhas 1;

- C.S. Laura Vasconcelos;
- USF Coqueiro
- C.S. Ribamar Frazão.
Para conhecer o projeto Ciclo Saúde, clique aqui.