26/12/2018 -

Fundação Vale promove o Encontro das Estações Conhecimento de 2018

Esporte, cultura e muita interação

Estação Conhecimento de Arari (MA)

“Uma oportunidade para as crianças e adolescentes ampliarem o repertório cultural e conhecerem o trabalho e os colegas de outras Estações Conhecimento”. Assim definiu a gerente de Estações Conhecimento da Fundação Vale, Alice Natalizi. Desenvolvido pela Fundação, em conjunto com as cinco Estações e o Centro de Treinamento de Deodoro, o Encontro foi dividido em duas partes e teve como objetivo promover interação e socialização entre os participantes.

Espírito Santo foi o ponto de encontro das iniciativas do Sudeste. A Estação de Serra recebeu 150 crianças e adolescentes do CTDeo do Rio de Janeiro e da Estação de Brumadinho de Minas Gerais. Atividades esportivas, lúdicas e reflexivas marcaram o primeiro encontro na região, de 08 a 11 novembro. Alice chamou atenção para a relevância de sensibilizar os participantes na fase de vida em que estão. “É imprescindível mostrar para essas pessoas a importância de cultivar seus sonhos e expectativas e o sentido de valorização da vida”, disse. A gerente fez referência à atividade em que os alunos construíram um filtro dos sonhos.

Se tratando de Estações Conhecimento, cultura não pôde faltar. Os participantes visitaram o Parque Botânico da Vale, o Complexo de Tubarão e o Museu Vale. “É uma forma de estimulá-los a aprender e a desvendar novos conhecimentos, ao acessarem novos espaços e saberes”, disse Alice. Para Beatriz
Nunes, uma das participantes da iniciativa em Serra, “o encontro foi um momento de troca de experiências e muito rico em conteúdo”. Além da programação cultural no Espírito Santo, os jovens e crianças de Brumadinho tiveram a oportunidade de viajar no Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas, da Vale.

Visita ao Museu Vale (ES)
A segunda parte do encontro foi na Estação Conhecimento de Arari. Os jovens da Estações de Marabá e de Tucumã, no Pará, pegaram o Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás, da Vale, para encontrar seus colegas ararienses, no Maranhão. Os 60 visitantes se uniram às crianças e aos adolescentes da EC anfitriã para um final de semana de muita troca, nos dias 17 e 18 de novembro. A interação Norte-Nordeste também foi marcada por uma rica programação, com destaque para rodas de capoeira, quiosque de comidas típicas da região e para o revezamento de letras, que mistura a prova de revezamento do atletismo e a formação de palavras em cada passagem de bastão a partir de um conjunto alfabético.

Revezamento de letras - EC Arari Capoeira - EC Arari

De acordo com o analista de Estações Conhecimento, Bruno Queiroz, promover essa integração é um prazer para a Fundação Vale. “Esse ano nós conseguimos realizar o encontro também no Sudeste e o resultado foi muito positivo. Nas duas regiões as crianças e os adolescentes puderam se conhecer e trocar experiências”, contou o analista.

Estações Conhecimento

As Estações Conhecimento, iniciativas da Vale e da Fundação Vale, apoiadas pela Fundação, têm como proposta oferecer formação integral para crianças, jovens e seus familiares em situação de vulnerabilidade social e residentes nas comunidades do entorno. São promovidas atividades relacionadas ao esporte, cultura, geração de trabalho e renda, educação, saúde e atendimento às famílias. Os projetos sociais realizados nas Estações são executados com recursos diretos da Fundação Vale e incentivados da Vale e de outras empresas parceiras. Ao todo existem cinco Estações – Arari (MA), Brumadinho (MG), Marabá (PA), Serra (ES) e Tucumã (PA) – e o Centro de Treinamento de Deodoro (CTDeo) no Rio de Janeiro.

Veja as últimas notícias sobre da Fundação Vale.

Carregar mais