18/04/2017 - Saúde

Oficinas sobre cuidados básicos de saúde formam 400 Cuidadores em Saúde ao longo da EFC

Informações que podem salvar vidas

Uma ação desenvolvida pela Fundação Vale está levando às comunidades da Estrada de Ferro Carajás informações que podem salvar vidas. As “Oficinas de Cuidados com Recém-Nascidos – Kit Umbiguinho e Amamentação” estão formando cerca de 400 cuidadores em saúde. Eles orientarão gestantes e suas famílias sobre cuidados básicos com recém-nascidos levando informações sobre higiene, aleitamento materno e a importância do vínculo mãe-bebê, entre outras.

Com cerca de 20 participantes por turma e duração de quatro horas por dia, as oficinas compartilham conhecimento por meio de rodas de conversa, explanações orais e apresentação de vídeos. As ações de orientação também abordam a montagem de kit umbiguinho. A ação está acontecendo nos municípios de Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Buriticupu, Itapecuru Mirim e Santa Rita.

A iniciativa da Fundação Vale se alinha à Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) e à Estratégia de Saúde da Família (ESF) para reduzir os índices de mortalidade infantil. “O desenvolvimento do programa é excelente, porque está nos ajudando a buscar mais experiência, mais conhecimento”, diz a participante do projeto, Bernarda Ribeiro. “Quanto mais nós tivermos colaboração e conscientização das pessoas, melhor”, finaliza.