Programa AGIR fortalece cooperativas locais

Programa AGIR foi desenvolvido pela Fundação Vale

Desenvolvido pela Fundação Vale, em parceria com o Instituto Gênesis, e com o apoio da Vale, o Programa AGIR busca assessorar tecnicamente, consolidar o modelo de negócio e alavancar o empreendimento no que tange, sobretudo, o incremento do faturamento e da renda dos envolvidos. Os empreendedores vêm sendo acompanhados desde julho de 2016 e estão sendo orientados, a partir de seus desejos e das vocações locais, na gestão integrada do negócio (administração, financeiro, produção e comercialização). Hoje, aproximadamente 100 empreendedores integram o Programa AGIR em Ouro Preto e Mariana, participando de 9 negócios sociais que atuam em setores como confecção, artesanato, reciclagem de material, produtos de limpeza, agricultura agroecológica e economia criativa.

No último dia 6, aconteceu um evento para lançamento da nova marca da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Mariana (CAMAR), empreendimento acelerado pelo Programa AGIR (Apoio à Geração e Incremento de Renda) da Fundação Vale. O lançamento da nova marca, aliado à assessoria e acompanhamento técnico na gestão da CAMAR, celebra o início da operação desta cooperativa com uma nova identidade visual e um novo modelo de negócios. “Atualmente temos 32 famílias trabalhando no projeto e eles chegam aqui de todas as formas, depressivos e sem esperança. Alguns viviam em situação de rua. A parte social da CAMAR, com o suporte do Programa AGIR, transforma essas vidas de uma forma real e inacreditável. Somos muito gratos a Vale e a Fundação Vale”, declara Maria da Conceição, conhecida carinhosamente como Cidinha que é uma das fundadoras e atual Presidente da Cooperativa.

De acordo com Marcus Finco, coordenador do AGIR pela Fundação Vale, a partir deste momento, com o lançamento da marca e os investimentos realizados em equipamentos, a CAMAR se aproxima do amadurecimento do negócio, ampliando o acesso a mercados, e levando a um maior faturamento da Cooperativa. “A nova operação da CAMAR é um marco importante dentro do Programa, facilitando a sinergia com políticas públicas, aproximando a Cooperativa da sociedade e incrementando a renda dos cooperados”, ressalta Finco.