Programa AGIR leva desenvolvimento para os territórios em que estamos presentes

AGIR MG

Desde 2016, dez empreendimentos que passaram pelo processo de aceleração do Programa AGIR inauguraram novas sedes em Minas Gerais, bem como iniciaram mais uma etapa em sua história. O mais recente deles foi a Cooperativa de Trabalho de Ouro Preto - COOTROP, que iniciou as atividades do seu novo espaçono municípionesta terça feira (28/11). Essa iniciativa, formada somente por mulheres, se dedica à costura, e seu modelo de negócios contempla atividades como consertos de roupas, produção de peças de cama, mesa e banho, bem como acessórios como mochilas e bolsas.

Geralda Rodrigues de Oliveira Carioca já está na cooperativa há 32 anos e reforça a importância do negócio tanto para as associadas como para a própria comunidade. “Sofremos com a retração da economia, e o apoio do programa Agir contribuiu para que nós pudéssemos nos reestruturar tanto em termos de espaço físico e equipamentos, como em gestão, o que está sendo fundamental para que possamos sobreviver à crise e olhar para o futuro”.

O Programa AGIR tem como objetivo contribuir para a geração e incremento de renda dos empreendedores envolvidos e, consequentemente, para o desenvolvimento econômico dos territórios em que estamos presentes, por meio do fomento, apoio e assessoramento de negócios sociais. Além de capacitações, os empreendimentos que são selecionados para o processo de aceleração recebem apoio em infraestrutura, maquinário, e também acompanhamento técnico em toda a gestão integrada do negócio.

Desde meados de 2016, o programa acontece na sede e em alguns distritos de Ouro Preto, Mariana e Itabira, beneficiando diretamente mais de 300 empreendedores. Segundo Marcus Finco, analista da Fundação Vale, o AGIR já alcançou resultados expressivos nestas localidades.
“Podemos perceber que os empreendimentos avançaram na chamada gestão integrada do negócio, o que permitiu um cenário de alavancagem e acesso à novos mercados. A expectativa para 2018 é que tenhamos a consolidação destes processos, com geração de postos de trabalho, aumento no faturamento dos negócios e incremento na renda dos empreendedores, impactando de forma positiva toda a economia local”.

Conheça alguns dos principais números do Programa AGIR em Minas Gerais

Empreendedores capacitados-115