Programa AGIR: resultados expressivos por meio de negócios de impacto social

Programa AGIR é uma iniciativa da Fundação Vale

Criado pela Fundação Vale em 2013 e presente em 20 municípios, o programa AGIR é uma tecnologia social focada na incubação e aceleração de negócios sociais – prioritariamente, familiares e coletivos –, oferecendo capacitações, assessoria técnica e gerencial, mentoria, investimento direto e acompanhamento dos empreendimentos para que eles prosperem de forma autônoma e sustentável.

Com mais de mil empreendedores beneficiados e 80 negócios incubados ou acelerados, o programa tem histórias de sucesso em municípios como Itabira (MG), beneficiando mais de 130 empreendedores locais, principalmente no desenvolvimento da agricultura familiar, por meio do aprimoramento das técnicas de produção mais sustentável e da criação de feira itinerante; e Canaã dos Carajás (PA), com destaque para o apoio ao fortalecimento de uma cooperativa de catadores de material reciclável, que ampliou seu faturamento em mais de 300% e contribuiu para evitar que mais de 100 toneladas de resíduos fossem enviadas ao aterro público, somente em 2017.
Na Estrada de Ferro Carajás, o programa teve como foco o desenvolvimento de alternativas de renda para pessoas, sobretudo mulheres, que atuavam no comércio informal de alimentos às margens da EFC. O comércio era feito pelas janelas das composições, a cada estação, e tornou-se inviável com a climatização do novo trem de passageiros, que mantém as janelas fechadas.

Para evitar que essas pessoas perdessem sua fonte de sustento, o programa AGIR atuou preventivamente e, de 2014 a 2017, trabalhou com esse público na estruturação de negócios. Hoje são 22 negócios sociais em funcionamento com 137 empreendedores engajados. Por essa iniciativa, a Fundação Vale obteve a 1ª colocação na edição de 2017 do Prêmio Ser Humano, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos.