Programa AGIR lança Feira de Artes de Mariana

Inauguração de mais um empreendimento

A Vale acredita que por meio de boas parcerias é possível contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que estamos presentes. E, nesta segunda-feira (07), foi o momento de celebrar mais uma delas. Com o apoio do Programa AGIR, que é realizado pela Fundação Vale, mais um empreendimento social inaugurou a sua sede em Mariana: a FAM – Feira de Artes e Atelier de Mariana.

A entidade é formada por 8 membros e tem como foco de atuação a produção e a comercialização colaborativa de produtos que valorizam a matéria prima e as técnicas tradicionais da região. A inauguração deste novo espaço representa parte importante dos resultados do programa AGIR, pois celebra o início das operações do FAM, utilizando o seu novo modelo de negócio e a continuidade das atividades da entidade. A nova loja pode ser visitada de segunda a sábado em horário comercial e expõe materiais tanto dos integrantes da associação como de outros artesãos que vão desde presentes decorativos e utilizadas para casa até doces. “Esperamos muito por isso e é um momento importante para nós. Somos imensamente gratos a Vale e a Fundação Vale por podermos participar do Programa Agir e, desta forma, evoluir em diversos aspectos relacionados ao nosso empreendimento”, menciona Marlene Fonseca, empreendedora e presidente da FAM.

De acordo com Marcus Finco, analista da Fundação Vale e coordenador do Programa AGIR, a inauguração da nova loja da FAM consolida o modelo de negócio construído, de forma participativa, com os empreendedores. “A inauguração da FAM é um marco importante dentro do Programa AGIR. Com este novo espaço, o negócio social poderá alavancar sua comercialização, fortalecendo toda a cadeia produtiva da região, gerando postos de trabalho e incrementando a renda das pessoas envolvidas”, ressalta Finco.

Programa AGIR

O Programa AGIR tem como objetivo incubar e acelerar negócios sociais - individuais familiares e coletivos – por meio de treinamentos, assessoria técnica e gerencial, mentoria, investimento direto e acompanhamento dos empreendimentos. Ele vem sendo implementado em Ouro Preto e Mariana desde junho de 2016 e já passou por diversas fases, entre elas o diagnóstico, a capacitação e início do processo de aceleração dos 9 empreendimentos selecionados. Em Minas Gerais, além destas localidades, o Programa acontece também em Itabira.

Visite a FAM - Feira Artes e Atelier de Mariana

Horário de funcionamento: de segunda a sábado de 9h às 18h.
Endereço: Rua Josafá Macedo, 56 – Centro, Mariana/MG.