06/10/2017 - Saúde

Programa fortalece atenção básica à saúde

Ciclo Saúde

Conhecida por ser a “porta de entrada” de atendimento dos usuários nos Sistemas de Único de Saúde, a atenção básica à saúde é fundamental para promoção da Saúde e prevenção de doenças. Dados do Ministério da Saúde apontam que área pode resolver de imediato até 80% dos casos sem a necessidade de encaminhá-los para a atenção especializada.

Por reconhecer a importância da atenção básica à saúde, a Fundação Vale desenvolveu nos anos de 2014 e 2016, o Programa Ciclo Saúde em Canaã dos Carajás. A ação teve o objetivo de cooperar tecnicamente para o fortalecimento da Atenção Básica do município, com foco na promoção da Saúde e no autocuidado da população. Este ano, será iniciada uma nova etapa do Programa que estará pautado no acolhimento à demanda espontânea de usuários das Unidades Básicas de Saúde e à educação permanente dos profissionais em seus serviços e práticas de saúde.

Ciclo Saúde em Canaã

157 profissionais de Saúde formados que atuam nas Unidades Básicas de Saúde;
284 equipamentos e matérias didáticos entregues em 10 UBS, totalizando 100% da Atenção Básica do Município;
Apoio Matricial em saúde mental, álcool e drogas com a capacitação de 80 profissionais;
Apoio na elaboração do Plano Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás (Quadriênio 2014-2017).