05/12/2017 - Saúde

Vale e Fundação Vale assinam termo de cooperação para implantação do Ciclo Saúde em Governador Valadares

Assinatura do termo aconteceu no último dia 28

Asala Diamante, da Prefeitura Municipal de Governador Valadares, abrigou na última semanaumasolenidade para assinatura do termo de cooperação entre Vale, Fundação Vale a Administração Municipal para a implantação do projeto Ciclo Saúde na cidade. O evento contou com a presença do prefeito André Merlo, parte do secretariado e membros do Núcleo de gestão estratégica e inovação em Saúde do município, além de representantes da Vale.

O Ciclo Saúde já acontece em municípios ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas desde 2014 e é a primeira vez que será desenvolvido num município polo e com o porte de Governador Valadares. Diante disso, algumas adequações precisaram ser feitas para atender as necessidades locais. “A realidade daqui é bem diferente de todos os locais que já passamos, então todas as mudanças nos parâmetros a serem seguidos foram definidos mediante o plano estratégico que foi traçado desde o início da gestão pelo NGEIS para a saúde em Valadares” avaliou o analista de Relações com Comunidades da EFVM, Alexei Bastieri.

O programa vai trabalhar em dois eixos principais: formação continuada para equipes de saúde da família e equipagem das unidades de saúde ou núcleos de educação permanente seguindo as premissas do Ministério da Saúde. Na prática, o Ciclo Saúde vai funcionar da seguinte forma: seis salas de aula de escolas de Governador Valadares serão transformadas em espaços devidamente equipados com mobiliários e equipamentos para capacitar profissionais das equipes de estratégia de saúde da família. A iniciativa vai contarainda com a parceria da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) como uma multiplicadora das ações do programa nas diversas frentes de trabalho que executa.

O Ciclo Saúde tem como finalidade dar ainda mais qualificação às rotinas de trabalhos com cursos e oficinas aos profissionais que atuam nessas áreas por meio de um apoio educacional permanente com previsão de um ano de duração. “O Ciclo Saude é um programa muito importante, pois concentra os trabalhos na porta de entrada do nosso atendimento de saúde. Ele vai ajudar na nossa missão de enfrentar o desafio do atendimento básico, contribuindo para mudar processos de trabalho e gerar assim, resultados. Basicamente, vai qualificar e trazer infraestrutura para gerar impactos positivos no campo da saúde primária”, finalizou o empreendedor público do NGEIS, Rômulo Gusmão.