16/05/2017 -

Vale e Fundação Vale lançam edital para projetos sociais

As inscrições começarão no dia 29 de maio

O Edital Reconhecer 2017 é uma iniciativa que selecionará e apoiará instituições interessadas em desenvolver projetos sociais para Geração de Trabalho e Renda, Educação e Saúde, nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. As inscrições terão início em 29 de maio e se estenderão até 1º de julho.

O edital será aberto à participação de projetos inéditos, ou de novas edições de iniciativas já existentes, e que sejam desenvolvidos por pessoas jurídicas privadas, sem fins lucrativos, legalmente constituídas e que tenham previsto em seu estatuto, ou contrato social, atividades compatíveis com as categorias contempladas.

“O edital é uma forma de reconhecer instituições que estejam engajadas na transformação social das comunidades. Este ano, além da Comissão Avaliadora, também teremos a oportunidade de contar com o voto popular, trazendo a própria comunidade para participar da seleção dos projetos”, explica a diretora-presidente da Fundação Vale, Isis Pagy.

Temáticas

No tema Geração de Trabalho e Renda, poderão concorrer projetos relacionados a pequenos negócios coletivos ou à agricultura familiar, que contribuam para a inclusão produtiva e incremento de renda. Além disso, as iniciativas poderão contemplar também melhorias na estrutura produtiva, como equipagem, pequenas reformas e adequações de infraestrutura, por exemplo, bem como nos processos produtivos, de gestão e de comercialização. A Vale e sua Fundação formarão uma comissão multidisciplinar para avaliar todas as iniciativas e selecionar as 12 que serão premiadas, com até 30 mil reais, independentemente da categoria em que foram inscritas.

Na vertente Educação estarão aptos a participar projetos de leitura que envolvam saraus, chás literários, rodas de conversa e de leitura, contação de histórias, leituras dramatizadas, publicações, bibliotecas itinerantes, oficinas de promoção da leitura, entre outras. Ou que prevejam montagem ou melhoria de espaços de leitura já existentes, incluindo, por exemplo, aquisição ou ampliação de mobiliário, acervo e equipamentos, além de montagem de bibliotecas itinerantes para a realização das atividades, dentre outros.

Já os projetos ligados à Saúde deverão ter foco no fortalecimento da participação social na promoção da saúde, visando à mobilização para ações de autocuidado e de disseminação de conhecimentos técnicos e populares, como educação alimentar, apoio materno-infantil, saúde bucal, ações de apoio à vigilância epidemiológica, campanhas de prevenção a doenças, reabilitação para deficientes físicos e horta medicinal, por exemplo.

Inscrições e critérios de participação

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário de inscrição e a planilha de orçamento disponíveis na página do Edital e enviar duas vias de cada, juntamente com a documentação obrigatória, via Correios e aos cuidados da Fundação Vale, para o endereço: Avenida das Américas, 700, bloco 8, loja 318, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22640-100. É obrigatório que a postagem seja feita com aviso de recebimento (AR). Somente serão considerados inscritos no Edital os projetos com comprovação de postagem até o dia 1º de julho de 2017, sendo o carimbo de postagem, ou o Aviso de Recebimento emitido pelos Correios, o comprovante de entrega da inscrição dentro do prazo.

Para serem elegíveis, as instituições inscritas deverão estar em atividade há pelo menos 12 meses, a contar regressivamente da data de lançamento do Edital. Uma vez selecionados, os projetos deverão ser executados em até 12 meses a partir da data de recebimento do recurso financeiro.

Veja as últimas notícias sobre da Fundação Vale.

Carregar mais