25/10/2017 - Institucional

Projetos contemplados pelo Edital Reconhecer são apresentados em Governador Valadares

Instituições finalistas participam de evento

Foto: Leonardo Morais

Na última quinta-feira (19), a Fundação Vale e a Vale realizaram no auditório da empresa o evento para apresentação dos projetos contemplados pelo Edital Reconhecer, iniciativa voltada a apoiar iniciativas sociais em municípios do ES e MG com foco nos temas Geração de Trabalho e Renda, Saúde e Educação. A diretora presidente da Fundação Vale, Isis Pagy, reforça que esse tipo de evento é importante não somente pelo apoio em si, mas também pela interação e aprendizado que proporciona entre os envolvidos. “A Fundação Vale faz 50 anos no ano que vem e a cada dia que passa, tenho a certeza que o que vale da experiência é juntar as entidades nesses momentos para que interajam e troquem boas práticas entre si. Percebemos que a cada projeto capitaneado pela Fundação temos aprendizados mútuos, para nós, para a Vale e todas as entidades que participam”, disse Isis.

Os projetos sociais contemplados pelo Reconhecer receberão um aporte financeiro de até R$ 30 mil cada, montante que deverá ser aplicado por essas instituições no desenvolvimento de novas ações ou melhorias nas atividades já desenvolvidas por elas. Para Gisele de Oliveira Sá, artesã da Associação Local do Patrimônio Histórico e Artístico – ALPHA que foi contemplada com o trabalho Palha do Indaiá, de Antônio Dias (MG), a premiação no Edital foi uma oportunidade única para ampliação do trabalho que já era feito pelo grupo. “Só temos que agradecer a Vale e Fundação Vale pela iniciativa e por terem acreditado no nosso projeto. Com esse apoio vamos conseguir ampliar os trabalhos, tanto em locais atendidos no município quanto nas melhorias que poderemos implementar. E o mais importante é que vai contribuir para o nosso objetivo de resgatar o fazer das tranças e valorizar a nossa herança cultural local”, disse Gisele.

Durante o evento foi informado que duas instituições - Instituto Brasil Novo Rumo e Fundação Percival Farquhar - declinaram da participação, mesmo tendo passado por todo o processo de seleção. Por esse motivo, a Comissão Avaliadora do Edital se reunirá nos próximos dias para fazer as deliberações necessárias e divulgar, no site da Fundação Vale, as duas outras instituições que serão contempladas pelo Edital Reconhecer 2017.

O Edital recebeu cerca de 150 propostas, sendo 12 contemplados. Dois projetos foram escolhidos por votação popular no site da Fundação Vale, que contabilizou mais de 16 mil votos nesta edição, e os outros 10 foram selecionados por uma comissão multidisciplinar formada por representantes da Vale e da Fundação Vale.

Para conhecer os projetos contemplados e mais informações sobre o Edital Reconhecer, clique aqui.