Pastoral da Criança

Subtitulo

É comum ouvir que cada pessoa nasce com uma missão. A Pastoral da Criança, um organismo de ação social da CNBB, acredita nisso e há 31 anos tem como principal missão promover o desenvolvimento das crianças desde o momento da gestação, orientando famílias sobre temas de saúde materno-infantil e levando em consideração também o bem-estar da gestante.
A Pastoral da Criança nasceu para diminuir a mortalidade materna e infantil no país. Hoje, nós lutamos para que todas as crianças tenham as condições necessárias para seu pleno desenvolvimento.
- Clóvis Boufleur
Gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança
Com esse tema definido, a Pastoral da Criança desenvolveu o programa de Vigilância Nutricional para informar pais e familiares sobre a importância de uma alimentação saudável desde a gestação até os primeiros anos da infância. Segundo a pesquisa do médico e pesquisador inglês Dr. David Barker, os cuidados nos primeiros 1.000 dias de vida contribuem com nossa saúde durante toda vida.
Estes cuidados durante a gestação são cada vez mais importantes, porque podem prevenir pressão alta, osteoporose, colesterol alto, problemas de rim, a criança nascer com menos músculos, obesidade e diabetes. Tudo isso inicia na gestação e o aleitamento materno é capaz de prevenir uma série de doenças, então, a dieta da criança nos primeiros dois anos é muito importante.

- Nelson Arns Neumann
Coordenador adjunto da Pastoral da Criança
É para ampliar sua atuação e levar esse modelo de prevenção aos municípios com maiores índices de crianças carentes, e com dificuldades no desenvolvimento que a Pastoral desenvolve uma ampla busca por parcerias. Essa iniciativa mobiliza líderes, missionários e habitantes da comunidade, com o objetivo de conquistar mais voluntários, acompanhar mais famílias e envolver a sociedade no compromisso de cuidar da vida das crianças que mais precisam, desde a gestação.​

Metodologia

Nesse processo de expansão das atividades, a Pastoral da Criança pôde contar com um importante parceiro para garantir o sucesso do projeto: a Fundação Vale. O trabalho de parceria teve início no final de 2012, atendendo a diversas comunidades no Maranhão e Pará, que cercam a Estrada de Ferro Carajás.
Nelson Silveira, que atua na Vale em São Luís e acompanha a parceria desde o início, afirma que esse apoio representa o reconhecimento do que a Pastoral da Criança já realiza em todo o Brasil e é também um esforço para que chegue a mais pessoas, levando mais qualidade de vida.​

Representantes da coordenação nacional da Pastoral da Criança,
                                                                                                                                                                                                               dos setores em expansão e da Vale​

Com o apoio da Fundação Vale, a Pastoral da Criança conseguiu fortalecer suas as atividades nos municípios onde as operações da Vale estão presentes, ampliando o número de famílias, crianças e gestantes atendidas.​

Como funciona
Para coordenar os trabalhos em cada local, a Pastoral da Criança prepara um líder de comunidade. Para assumir essa função é necessário passar por uma capacitação do Guia do Líder que tem uma duração mínima de 37:30 horas e acontece em 15 etapas. Essa capacitação acontece na comunidade, uma ou duas vezes por semana, dependendo da disponibilidade do candidato e da pessoa que está capacitando. Todo esse processo busca fornecer conhecimento ao voluntário para que ele se sinta pronto para conduzir as atividades com toda a atenção e dedicação necessárias.
O atendimento é feito de maneira próxima e humana, com visitas domiciliares. Nessas visitas, o Líder instrui as mães e crianças em vários assuntos, como higiene básica, a prevenção de doenças, o valor nutricional dos alimentos e a importância do aleitamento materno.

Voluntários
A grande força da Pastoral da Criança vem de seu dedicado time de voluntários. É através da atuação dessas equipes que a instituição consegue desenvolver e multiplicar seu conhecimento.

Sempre tivemos no voluntariado a nossa grande força para ajudar a esse mundo ser mais fraterno, a nossa sociedade ser mais justa e para que todos tenham a oportunidade de ter uma vida digna.

- Nelson Arns Neumann
Coordenador adjunto da Pastoral da Criança​

Dentro do programa existem diversos tipos de voluntariado, que se adaptam de acordo com a disponibilidade, o desejo e os conhecimentos dos interessados. Assim, até aqueles que não podem se dedicar em tempo integral são capazes de ajudar nos seus dias livres. A instituição também organiza programas de treinamento e capacitação para qualificar os seus voluntários já atuantes.​

A ajuda pode vir de qualquer lugar. Na Estrada de Ferro Vitória a Minas, os coordenadores, geralmente, são moradores nos próprios municípios. Já nas comunidades da região de Carajás, existem voluntários que cruzam o país para prestar sua ajuda aos habitantes. Muitos vem do sul, onde fica a sede da Pastoral da Criança, e alguns até se mudam de sua cidade natal para morar nas comunidades e atender os moradores com total atenção.
Um caso interessante é o do voluntário, e Líder, Gilmar Castro Pereira. Com mais de 16 anos de trabalho voluntário em outras instituições, Gilmar saiu em 2007 de Bernardo do Mearim – MA e foi para Canaã dos Carajás com seus familiares. Chegando lá tomou conhecimento do trabalho voluntário e passou a se dedicar exclusivamente à Pastoral da Criança.
Por já ter passado por dificuldades ao longo da vida, eu acho que a gente tem que ter sempre uma ação que busque o bem. E na Pastoral da Criação eu vi que existia algo que se identificava comigo: a solidariedade
- Gilmar Castro Pereira
Voluntário e Líder na Pastoral da Criança em Canaã dos Carajás​

Celebração da vida​
Um dos eventos mais importantes do programa Vigilância Nutricional é o Dia da Celebração da Vida. O evento já é uma tradição e um marco do trabalho da Pastoral da Criança. Nesse dia, todas as crianças se reúnem em um local da comunidade e são pesadas para o cálculo do IMC.
Brinquedistas e brincadores voluntários fazem a alegria dos pequenos em espaços dedicados a brincadeiras infantis. Em oficinas especiais, as crianças aprendem a construir os seus próprios brinquedos, cultivar hortas caseiras e também são educadas de forma lúdica sobre a importância de cuidar da saúde bucal.
Para os adultos, as atrações principais são palestras desenvolvidas especialmente para a comunidade com o objetivo de reforçar os cuidados repassados durante a atuação e trazer novos conhecimentos para os moradores. Nesse momento, muitos passam a criar um laço mais forte com a Pastoral e interagem com a equipe de voluntários.​

Minha filha mais nova tinha baixo peso e às vezes, eu levava ela à Celebração da Vida. Recebi um convite para fazer a capacitação e fui! Amo ser líder, pois fico muito feliz em ver minhas crianças crescendo em graça e sabedoria. Hoje, minha filha, que foi acompanhada porque era desnutrida, se tornou também uma Líder e atua na comunidade!
- Eni Lopes Machado, Paroquia Nossa Senhora do Rosário
Belo Horizonte (MG)​

​Resultados e planos para o futuro
Trimestralmente, líderes e coordenadores da Vigilância Nutricional realizam uma revisão dos resultados alcançados pelo programa. Cada líder envia um relatório descrevendo as atividades na comunidade e o número de crianças e gestantes atendidas para a sede da Pastoral da Criança, que pode acompanhar o trabalho em detalhes. Todas essas informações são essenciais para traçar um panorama da atuação nas comunidades e alcançar resultados que superam as expectativas.
Resultados em 2014​

E isso está sendo feito através de recursos e instrumentos como teatro, música, cinema, ações educativas e recreativas, coleta seletiva, reaproveitamento de materiais e alimentos, banners e a “Tenda Ser Criança”.​

O Portal da Transparência também faz parte dos resultados da Pastoral. Um ambiente online para fortalecer sua atuação e suas parcerias e prestar contas para a sociedade e órgãos competentes sobre seus resultados e suas arrecadações, que não possuem fins lucrativos. O Portal reúne, anualmente, informações e relatórios de demonstrações financeiras, de auditores independentes, de fonte e aplicação de recursos, balanço patrimonial e muito mais.
Além dos relatórios, também é realizada a Reunião de Reflexão e Avaliação, um grande encontro de coordenadores regionais onde são analisadas as atividades realizadas e criados os planos de atuação para o próximo trimestre.
 Esses encontros nos fortalecem, nos animam, nos dão mais motivação para continuar e realizar mais.

- Suely Cavalcante dos Santos,
Coordenadora do setor de Imperatriz (MA)

Munidos de conhecimento, muita boa vontade, e com importantes parcerias dentro das comunidades, os voluntários são estimulados a atender cada vez mais famílias ao redor do Brasil.​