Fundação Vale

Associação dos Produtores Rurais de Roda D'Água e Região

Cariacica

Saúde

A proposta do projeto é a implantação de uma tecnologia social desenvolvida pela EMBRAPA, a fossa biodigestora, que substituirá os sistemas rudimentares atualmente instalados (fossas negras) e permitirá o acesso ao saneamento para famílias de árua rural que não possuem nenhum tipo de tecnologia de saneamento instalada. As fossas rudimentares muitas vezes permitem a infiltração de dejetos no solo, que podem levar a contaminação do lençol freático e, porventura, provocar a contaminação das fontes de captação de água (poços, ribeirinhos, riachos etc), ocasionando problemas de saúde. A tecnologia apresenta um sistema simples, de baixo custo e eficiente, que objetiva reduzir a ocorrência das doenças de veiculação hídrica, preservar o meio ambiente e aumentar a qualidade de vida.