Fundação Vale

Balanço de atividades da Fundação Vale no RJ em 2018

Header Rio de Janeiro

Em 2018, a Fundação Vale atuou no estado do Rio de Janeiro, investindo mais de R$ 3 milhões em programas de duas frentes: Geração de Trabalho e Renda e Educação. Além disso, a Fundação é mantenedora do Centro de Treinamento de Deodoro. Ao todo, as iniciativas no estado impactaram mais de sete mil pessoas neste ano.

Educação Inclusiva em Mangaratiba

Voltado ao fortalecimento e à consolidação da cultura de inclusão, o Projeto de Educação Inclusiva da Fundação Vale apoia, desde 2018, a rede pública de ensino na formação de professores regentes do ensino regular e outros profissionais da comunidade escolar na perspectiva da Educação Inclusiva e ainda a montagem e equipagem de salas de recursos multifuncionais, criando condições para que essas salas sejam integradas à escola, com intuito de disseminar práticas educacionais inclusivas.

A formação de educadores é baseada em oficinas de Práticas de Educação Inclusiva. A montagem e a equipagem das salas de recursos multifuncionais incluem a aquisição de computadores, jogos educativos, materiais didáticos e pedagógicos adaptados, conforme requisitos do Ministério da Educação.

Em 2018, a Fundação Vale iniciou o Projeto Educação Inclusiva Mangaratiba, promovendo um diagnóstico do atendimento da educação especial do município, formações e reestruturação de 3 salas de recursos multifuncionais montadas pelo Ministério da Educação que serão complementadas com equipamentos como laptops, materiais didáticos e pedagógicos, mobiliário e tapetes.

O Projeto está de acordo com a Política Nacional de Educação que preconiza a Educação Inclusiva como uma concepção de ensino contemporâneo e que garanta o direito de todos à Educação.

Educadores em foco no Projeto Rotas & Redes Literárias, de Mangaratiba

Pelo Projeto Rotas & Redes Literárias Mangaratiba, em 2018, foram formados 70 professores de Educação Infantil e Fundamental da rede pública em mediação de leitura. A formação, que totalizou 70 horas, é baseada em linguagens artísticas como contação de histórias, teatro, dança, música e artes visuais. Ainda em 2018, os professores formados fizeram uma visita à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

O projeto possibilitou ainda a complementação do acervo de todas as salas de leitura do município, a reestruturação de 12 delas e, nas demais, a montagem de cantinhos de leitura, por meio da doação de kits customizados conforme a necessidade das escolas. Os kits incluíram desde computador para catalogação digital até mobiliário e itens como almofadas, tapetes e varal literário.

Projeto AGIR, na Baía de Sepetiba, apoia o desenvolvimento econômico

Iniciado em 2018, esse projeto é voltado ao desenvolvimento de atividades econômicas para comunidades pesqueiras da Baía de Sepetiba, na região da Costa Verde, no Rio de Janeiro, visando o incremento de renda, a geração de postos locais de trabalho e, consequentemente, o desenvolvimento deste segmento econômico. Nesse ano foi realizada a primeira etapa, onde foi feito um diagnóstico setorial, bem como ministrados cursos de empreendedorismo e gestão para 40 pescadores artesanais e suas famílias.

Centro de Treinamento de Deodoro desenvolve crianças e jovens

O Centro de Treinamento de Deodoro (CTDeo) foi concebido em 2010 pela Fundação Vale como um espaço de inclusão social e desenvolvimento humano para crianças e jovens, de 6 a 19 anos, no complexo olímpico de Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

São oferecidas atividades como judô, futebol, atletismo e o Multiesporte, além de formações relacionadas à convivência, socialização, disciplina, cidadania, acompanhamento do desempenho escolar, formação profissional, assistência nutricional e assistência psicológica. As crianças e jovens contam com o apoio de professores de Educação Física, técnicos esportivos, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e especialistas em saúde, como fisioterapeutas.

Em 2018, o CTDeo ofereceu, às 327 pessoas atendidas, atividades de interação e convivência com jovens de outras comunidades e projetos.

​​​​​​​