Fundação Vale

Sobre a Fundação Vale

Como atuamos

Nossa prioridade é a promoção do desenvolvimento sustentável dos territórios

Como atuamos

Possuímos uma visão voltada para a sustentabilidade. Realizamos ações e programas e projetos sociais nos territórios onde a Vale opera fortalecendo o capital humano nas comunidades e valorizando as identidades culturais locais. Desde o início buscamos estabelecer uma relação de parceria com as comunidades, pautada pelo diálogo e pelo respeito a suas expectativas e potencialidades.

Idealizamos e colocamos em prática nossas ações considerando as iniciativas previamente existentes, de forma a fortalecer as que já são bem-sucedidas nas comunidades e legitimadas no âmbito governamental. A partir desse reconhecimento, as ações sociais se desenvolvem priorizando a participação comunitária e o alinhamento às políticas públicas nacionais e locais, assim como o diálogo intersetorial e a articulação de alianças estratégicas.

Essa articulação é baseada no conceito de Parceria Social Público-Privada (PSPP), estratégia para a construção de alianças entre iniciativa privada, governo e sociedade civil organizada que busca a união de esforços, recursos e conhecimentos, visando o desenvolvimento sustentável dos territórios mediante um planejamento integrado e de longo prazo.

Em última instância, buscamos o empoderamento das comunidades possibilitando, assim, que as ações desenvolvidas pelos atores locais contribuam para o desenvolvimento das cidades de forma sustentável e perene.