Fundação Vale

Sobre a Fundação Vale

Como atuamos

Realizamos ações e programas sociais nos territórios onde a Vale opera fortalecendo o capital humano nas comunidades e respeitando as identidades culturais locais.

Nossas iniciativas sociais são planejadas e executadas com base nas características de cada localidade, estabelecendo-se desde o início uma relação de parceria com as comunidades, pautada pelo diálogo e pelo respeito a suas expectativas e potencialidades.

Atuamos ainda em conjunto e a partir de uma visão compartilhada com o governo, as empresas e as organizações da sociedade civil locais, tendo como suporte o conceito de Parceria Social Público-Privada (PSPP), um pacto construído entre todos os atores do território envolvendo metas comuns e união de esforços para alcançá-las.

Em última instância, o que buscamos é o empoderamento das comunidades – ou seja, que seus representantes se apropriem das tecnologias sociais implantadas e possam dar continuidade às ações no futuro de forma independente. Possibilitamos assim que as ações desenvolvidas pelos atores locais contribuam para o desenvolvimento das cidades de forma sustentável e perene.

Saiba mais sobre PSPP

Para a Fundação Vale, a promoção do desenvolvimento territorial sustentável não pode ser feita de forma isolada nem ter apenas um único responsável: requer o envolvimento dos setores público e privado, bem como a participação da sociedade.

Por isso, atuamos nas comunidades priorizando o diálogo intersetorial e a construção coletiva, por meio da articulação de alianças estratégicas, com base no conceito de Parceria Social Público-Privada (PSPP). Esse conceito foi elaborado a partir de um grupo de trabalho com especialistas de instituições nacionais e internacionais, organizado pela Fundação Vale em 2012.

Refere-se a uma modalidade de investimento social pactuada entre sociedade civil, governo e empresas, pressupondo a união de esforços, recursos e conhecimento para a construção de agendas e metas comuns em prol do desenvolvimento do território.

Com base no conceito de PSPP, a Fundação Vale promove projetos sociais que envolvem a articulação de pactos de ação conjunta não apenas entre parceiros locais (prefeituras, secretarias, conselhos municipais, lideranças comunitárias e população em geral), mas também entre parceiros externos (por meio de convênios e acordos de cooperação técnica).

Entre as parcerias externas, têm destaque os acordos mantidos com os Ministérios da Saúde e das Cidades, bem como as ações de parceria com o Ministério da Educação, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), além de convênios com várias instituições brasileiras de ensino universitário.