Fundação Vale

Sobre a Fundação Vale

Quem somos

Somos uma fundação corporativa com uma trajetória de meio século de atuação na área social

Há mais de cinco décadas, a trajetória da Fundação Vale é marcada pelo pioneirismo na área social. Nesse tempo, atuamos com diversas temáticas. Atualmente, após a realização de diagnósticos locais, nossa atuação é pautada nas seguintes áreas: Geração de Trabalho de Renda, Saúde e Educação.

A Fundação Vale foi criada no dia 16 de janeiro de 1968 como Fundação Vale do Rio Doce de Habitação e Desenvolvimento Social, e tinha o objetivo de possibilitar que os empregados da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) alcançasse a casa própria. Até 1998, atuamos apenas como um agente do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), construindo projetos habitacionais nas regiões em que a empresa mantinha unidades operacionais no país.

No dia 5 de setembro de 1990, Shirley Virgínia Coutinho tornou-se a primeira mulher a assumir um cargo de direção, atuando como Diretora-Superintendente da Fundação Vale do Rio Doce de Habitação e Desenvolvimento Social. Em 1998, ano seguinte à privatização da empresa, ocorreram duas mudanças relevantes: Nossa instituição passou a denominar-se Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) e redirecionou seu foco de atuação deixando de construir moradias para os empregados e começando a promover ações de desenvolvimento social nas comunidades situadas no entorno das operações da CVRD.

Atualmente, o objetivo do nosso trabalho é contribuir para o desenvolvimento territorial e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades localizadas em áreas próximas às operações da Vale, por meio de iniciativas sociais voluntárias e de caráter estruturante.

Além de qualificar os investimentos sociais corporativos, também atuamos na interlocução e articulação entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada, potencializando recursos locais.

Missão

A Fundação Vale tem como missão contribuir para o desenvolvimento dos territórios onde a Vale opera, por meio de apoio à educação, à promoção da saúde e ao fomento de negócios sociais, fortalecendo o capital humano nas comunidades e respeitando as identidades culturais locais.

Valores

O trabalho da Fundação Vale é norteado por valores como ética, transparência, comprometimento, corresponsabilidade, accountability (capacidade de prestar contas e de assumir a responsabilidade sobre seus atos e o uso de recursos) e respeito à diversidade. Nossas ações sociais são desenvolvidas localmente com o apoio de uma rede de instituições parceiras, com reconhecida experiência e especialização em nossas áreas temáticas de atuação, contando ainda com o suporte das equipes da Vale nos territórios.