Fundação Vale

2018:

Mensagem da Diretoria

A Fundação Vale, ao longo destes 50 anos de existência, consolidou-se como uma das principais referências no país quando se trata de investimento social voluntário. Por isso, a Vale, que tem como missão transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável para a sociedade, orgulha-se em ser sua mantenedora e reitera o apoio aos seus projetos.

Click here To access the report in English

Neste momento, que tem sido o mais desafiador de nossa história, o trabalho da Fundação Vale e de seus profissionais é uma inspiração para nós e nos torna mais convictos da importância de nossa missão e da nossa capacidade de transformá-la em realidade

Luiz Eduardo Osorio Presidente do Conselho Curador da Fundação Vale e Diretor-executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vale

Neste ano, buscamos ampliar o diálogo com as comunidades, fortalecer alianças e expandir nossa rede de parceiros, somando esforços com segmentos representativos da sociedade.

Hugo Barreto Diretor-Presidente da Fundação Vale

Fundação Vale no ano do seu

cinquentenário

Foram R$ 51 milhões investidos nos programas sociais em municípios brasileiros. Apoiamos 744 empreendedores sociais e suas famílias e contribuímos para a formação de 1.159 educadores e de 1.929 profissionais de Saúde.

Nas cinco Estações Conhecimento, espaços socioeducativos dos quais somos a principal instituição mantenedora, atendemos 4.357 pessoas, principalmente crianças e adolescentes. E nos quatro Museus e Centros Culturais que gerenciamos, recebemos 398.546 visitações nas 23 exposições e nos 788 eventos culturais, que contaram com a participação de 2.876 artistas.

empreendedores apoiados

profissionais de Saúde formados

educadores formados

crianças e adolescentes atendidos nas Estações Conhecimento

Clique aqui E faça download do relatório completo

Geração de trabalho e renda

A área de Geração de Trabalho e Renda realiza programas e projetos de apoio a negócios sociais e de impacto e de suporte ao desenvolvimento rural e econômico, buscando alternativas sustentáveis de trabalho e inclusão produtiva de indivíduos e grupos, bem como a geração de renda nas comunidades.

Quando tudo começou, vendíamos por mês cerca de 50 quilos de chips de banana. Depois do AGIR, as vendas passaram para 200 quilos mensais. Consequentemente, a renda da gente também aumentou. Com o apoio do programa, lançamos ainda dois novos produtos – os chips de inhame e de batata-doce – e, em breve, utilizando a máquina desidratadora que ganhamos, vamos produzir também farinha da casca da banana e chips desidratados, que têm muita procura

Cristiana Costa Sócia-Proprietária do JB Chips, participante do Projeto AGIR Itabira.

Eixo de atuação, programas e projetos

Eixo Negócios Sociais e de Impacto
Eixo Desenvolvimento Rural e Econômico
Eixo Finanças Sociais

O Eixo Negócios Sociais e de Impacto engloba o desenvolvimento de iniciativas com potencial socioprodutivo em diferentes segmentos, especialmente empreendimentos liderados por mulheres, por meio de processos de incubação, aceleração, capacitação, assistência técnica, investimento em infraestrutura e em equipamentos e acesso a microcrédito.

O Eixo Finanças Sociais contempla o Fundo Empreender, que é uma iniciativa de fomento que disponibiliza soluções financeiras para atender às necessidades de alavancagem e sustentabilidade de negócios sociais apoiados pelos programas da Fundação Vale. Por meio do fundo, os empreendimentos têm acesso rápido, desburocratizado e de baixo custo a linhas de financiamento para garantir o capital de giro e os investimentos que possibilitem sua consolidação no mercado produtivo.

O Eixo Finanças Sociais engloba o Fundo Empreender, que é uma iniciativa de fomento que disponibiliza soluções financeiras para atender às necessidades de alavancagem e sustentabilidade de negócios sociais apoiados por nossos Programas. Por meio do Fundo, os empreendimentos têm acesso rápido, desburocratizado e de baixo custo a linhas de financiamento para garantir o capital de giro e os investimentos que possibilitem sua consolidação no mercado produtivo.

Saúde

A área de Saúde realiza iniciativas de fortalecimento da atenção básica nos municípios, contribuindo com a melhoria do atendimento à população nos sistemas públicos de Saúde, bem como iniciativas de promoção da Saúde por meio do fomento a ações de autocuidado.

O município Canaã dos Carajás (Pará) deu um passo importante com a implantação do acolhimento à demanda espontânea na atenção básica. Hoje percebemos a satisfação do usuário em ter o acesso garantido ao serviço, a redução de atendimentos na emergência hospitalar e um grande aumento no número de atendimentos na atenção básica, que passou a funcionar realmente como porta de entrada para a rede de atenção à Saúde

Gizele Moreira Rodrigues Coordenadora da Atenção Primária à Saúde em Canaã dos Carajás.

Eixos de atuação, programas e projetos

Eixo Fortalecimento da Atenção Básica
Eixo Promoção da Saúde

O Eixo Fortalecimento da Atenção Básica contempla iniciativas de apoio à gestão da saúde e ao trabalho de agentes comunitários que atuam junto à população na promoção da saúde e na prevenção de doenças, seja no domicílio das pessoas ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), consideradas a ‘porta de entrada’ do Sistema Único de Saúde (SUS). Nosso trabalho nesse Eixo é baseado na constatação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que a atenção básica eficiente pode resolver até 85% dos problemas de saúde de uma localidade, reduzindo de forma significativa as filas nos hospitais de maior porte e complexidade.

O Eixo Promoção da Saúde realiza projetos que visam mudanças de atitudes e criação de espaços saudáveis para melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos indivíduos e suas comunidades. Busca-se reduzir fragilidades e riscos à saúde, prevenir doenças e promover o autocuidado.

Educação

A área de Educação busca promover a educação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos oferecendo oportunidades de aprendizagem que contribuam para seu desenvolvimento nas dimensões intelectual, física, afetiva e social. Em sua elaboração, os programas levam em conta as necessidades, as possibilidades e os interesses dos participantes alinhados aos princípios de inclusão e equidade e estão centrados no engajamento e protagonismo de alunos, familiares, educadores, gestores e comunidade em geral.

O projeto nos ajudou a criar espaços mais saudáveis, seguros, alegres e agradáveis para as crianças e a fortalecer de forma definitiva os laços da escola com as famílias, com a comunidade e entre nós mesmos, membros da equipe escolar, abrindo portas para novas ações conjuntas.

Sanddy Fonseca Coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil Antônio Pascoal Mendes.
Eixo Educação Integral
Eixo Promoção do Livro e da Leitura
Eixo Educação de Jovens e Adultos

O Eixo Educação Integral contempla atividades que vão além das disciplinas curriculares, propiciando aos participantes uma formação que visa a contribuir para seu reconhecimento como cidadãos e para valorização da diversidade.

O Eixo Promoção do Livro e da Leitura realiza iniciativas que contribuem para o acesso de crianças, jovens e adultos aos livros literários e à leitura. Os programas têm como objetivo ampliar o número de leitores e os espaços dedicados à leitura nas escolas e comunidades.

A Fundação Vale apoia ações na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade da educação básica voltada para maiores de 15 anos que, por diversas questões sociais, evadiram da escola regular ou a ela não tiveram acesso na idade considerada adequada.

Estações Conhecimento

As Estações Conhecimento são espaços que oferecem atividades de educação, cultura e esporte, no contraturno escolar e, por meio de suas programações, contribuem para o desenvolvimento social das comunidades atendidas, tendo como principal público crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

São cinco Estações Conhecimento, situadas nos municípios de Arari (MA), Brumadinho (MG), Serra (ES), Marabá e Tucumã (PA), atendem um total de 4.357 pessoas, principalmente crianças e adolescentes.

Museus e Centros Culturais

Os Museus e Centros Culturais gerenciados pela Fundação Vale em Minas Gerais, Espírito Santo, Pará e Maranhão têm como objetivo principal contribuir com a democratização da cultura e com a preservação do patrimônio material e imaterial brasileiro.

A proposta de trabalho desses espaços é baseada, sobretudo, na valorização da cultura local e na ampliação da produção e do acesso aos bens culturais nas áreas onde a Vale atua.
A Fundação Vale busca promover a integração e o intercâmbio cultural desses espaços com outros municípios por meio da itinerância das programações, o que favorece a difusão e a valorização da cultura brasileira.

Além de manter uma programação que contempla a diversidade cultural, os museus e os centros culturais são espaços que favorecem e estimulam experiências por meio da arte e da cultura, seja para os agentes culturais, seja para o público em geral.

Clique aqui Para ler o relatório
completo

Editais

O lançamento de editais foi uma estratégia adotada para contribuir com o desenvolvimento sustentável dos territórios, apoiando e valorizando instituições locais que realizam projetos sociais relevantes para as comunidades. Dois editais foram lançados em 2017: o Reconhecer e o Carta Aberta. Os projetos foram selecionados em 2017 e, ao longo de 2018, a Fundação Vale acompanhou a execução das atividades previstas.

O Edital Reconhecer contemplou 12 projetos sociais de Minas Gerais e do Espírito Santo voltados às temáticas geração de trabalho e renda, saúde e educação. Já o Edital Carta Aberta selecionou três iniciativas de geração de trabalho e renda, que vêm possibilitando a inclusão produtiva e o incremento de renda de grupos e famílias do município de Canaã dos Carajás, no Pará.