Desenvolvimento social como propósito

A Fundação Vale busca contribuir para o desenvolvimento social dos territórios onde a Vale atua por meio do fortalecimento de políticas públicas de educação, saúde e assistência social

Programa de Educação e Saúde contribui para o desenvolvimento de comunidades autônomas 

Iniciado em 2022, o programa busca fortalecer a articulação intersetorial das políticas públicas para construção de uma agenda comum e compartilhada entre educação, saúde e assistência social.

Está presente em 12 municípios nos estados do Pará, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Clique para acessar

Novidades

Resultados 2022

R$ 81,9 MM

investidos em projetos sociais​

211,8 mil

estudantes beneficiados

312

UBS apoiadas

2,8 mil

empreendedores apoiados

5,9 mil

inscritos nas Estações Conhecimento

A Fundação Vale é mantenedora de cinco Estações Conhecimento

Elas estão localizadas em Arari (MA), Brumadinho (MG), Serra (ES), Marabá e Tucumã (PA).

​As Estações Conhecimento realizam atividades pensadas para contribuir com o desenvolvimento integral das pessoas atendidas. Alguns de seus objetivos são o incentivo à criatividade e à inovação; o fortalecimento e articulação de parcerias entre entidades públicas e a sociedade civil, a fim de valorizar também as características de cada região.​​

Saúde e Proteção Social:
aliados na garantia de direitos

O Ciclo Saúde Proteção Social tem o objetivo de fortalecer as ações de prevenção de doenças e a promoção da saúde com a política transversal que envolvem múltiplos agentes e atores institucionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS), visando desenvolver capacidades e fomentar a educação permanente de gestores e profissionais com melhores condições técnicas e materiais. Além de fomentar a cultura da atuação intersetorial; ampliar o desempenho da Atenção Básica em Saúde e Assistência Social e melhorar indicadores Sociais e de Saúde (Previne Brasil). 

Depoimentos

Adelia Santos

O projeto Trilhos da Alfabetização nos ajudou muito em sala de aula porque ele veio resgatar o relacionamento da cultura maranhense para que possamos conviver e aprender juntamente com os alunos em sala de aula. Os almanaques distribuídos pelo projeto são complementados com as formações que auxiliam no aprendizado dos alunos. O conteúdo da casa de farinha, por exemplo, é do cotidiano da nossa comunidade e foi uma vivência muito boa que os alunos conheceram o preparo da farinha, proporcionando a valorização da própria cultura.

Adelia Santos, professora da escola U.I. Tácitos de Caldas, em Buriticupu – Maranhão.