História e cultura indígenas em novo material para professoras e professores do Maranhão

• Maranhão
  • 12/07/24

Valorizar a cultura e a história dos povos indígenas em sua diversidade e afastar preconceitos dentro da sala de aula. Esta é a proposta do caderno pedagógico “Povos indígenas, Povos Originários”, distribuído a mais de 5 mil educadores que lecionam em cerca de mil de escolas públicas de 23 municípios maranhenses situados ao longo da Estrada de Ferro Carajás.

Crédito: Mrê Gavião. Caderno Povos Indígenas, Povos Originários – Trilhos da Alfabetização.

Professoras e professores poderão utilizar o caderno para melhor se prepararem para apresentar às turmas como as culturas indígenas estão presentes em diversos aspectos da cultura e identidade brasileiras. Na primeira parte da publicação, são identificados alguns preconceitos sobre os povos indígenas e sugeridos “antídotos” para cada um deles. Já a segunda parte apresenta diferentes etnias por meio de crônicas do professor José Ribamar Bessa, que há mais de 50 anos estuda e desenvolve trabalhos com os povos originários.

O caderno “Povos indígenas, Povos Originários” compõe o material formativo do projeto Trilhos da Alfabetização, implementado no Maranhão desde 2020 para melhorar a aprendizagem dos cerca de 70 mil estudantes matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multimodal, o Governo do Estado do Maranhão e a Fundação Getúlio Vargas.

Crédito: Acervo Funai. Caderno Povos Indígenas, Povos Originários – Trilhos da Alfabetização.