Fundação Vale é reconhecida em prêmio da ANTT

  • Maranhão
  • Pará
  • 13/12/24

    No dia 10 de dezembro, a Fundação Vale foi reconhecida com o Prêmio Destaques 2024, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pelo case “A Estrada de Ferro Carajás como vetor de inclusão socioprodutiva e preservação ambiental na Amazônia”, que abordava a história do projeto Rede Mulheres do Maranhão e conquistou o primeiro lugar na categoria Interação com a Sociedade. A iniciativa premiada promove o empreendedorismo das famílias que vivem ao longo da EFC e comercializavam seus produtos pelas janelas do antigo trem de passageiros da ferrovia. Quem conta é o o Gerente de Território da Fundação Vale, Marcus Finco:  

    “Tínhamos cerca de 400 mulheres que vendiam seus produtos através das janelas do trem de passageiros, desde que a ferrovia foi construída. Acontece que, em 2015, a Vale modernizou esse trem, que foi todo climatizado e não permitia mais a abertura das janelas. As famílias iam perder sua principal fonte de renda e, então, nós fomos a campo, formamos grupos produtivos, que viraram negócios formalizados e, depois, começaram a vender não só para o Maranhão, mas para o Brasil e, em alguns casos, para fora do país. Deles saiu, inclusive, o primeiro produto de babaçu orgânico do Brasil, um produto que promove a cadeia da sociobiodiversidade da Amazônia maranhense”, comentou durante a premiação.  

    O evento, realizado na sede da ANTT, em Brasília, reuniu representantes das concessionárias de rodovias e ferrovias, além de empresas do transporte rodoviário de cargas e passageiros, que se destacaram durante o ano por suas ações inovadoras. Além do Rede Mulheres do Maranhão, dois projetos renderam prêmios de primeiro lugar para a a EFC: “Monitoramento inteligente e redução de risco em passagens em nível com IA”, na categoria Vias Seguras, e “Indicador expresso pelo menor índice de acidentes ferroviários”, na categoria Segurança Viária.  

    Marcus Finco (ao centro) e representantes da Estrada de Ferro Carajás durante o evento na sede da ANTT, em Brasília

    Notícias relacionadas