Estações Conhecimento promovem atividades especiais durante férias escolares 

Férias são tempo de descanso, mas nas Estações Conhecimento são sinônimo de corpo e mente em movimento. No mês de janeiro, as ECs aproveitam o recesso escolar para promover atividades que ampliassem a convivência e a troca de experiências entre as crianças e adolescentes atendidos, fortalecendo vínculos, a integração e a cooperação. Veja o que aconteceu em cada Estação: 

Estação Conhecimento Serra 

De 13 a 31 de janeiro, 390 crianças e adolescentes da EC Serra, no Espírito Santo, participaram de Atividades de Verão desenvolvidas pela equipe da Estação a partir de sugestões dos próprios educandos. A programação teve de caça ao tesouro a batalha de danças do Tik Tok, de campeonato de fliperama a partidas de flag football (esporte em que os jogadores precisam retirar fitas presas ao adversário), entre outras opções. Às sextas-feiras, ações especiais marcaram o encerramento de cada semana: Cinema EC, com sessão do filme “Uma Aventura Lego”, acompanhada de pipoca e suco; Pool Party, festa na piscina com direito a música, dança e brincadeiras aquáticas; e Oficina de Grafitti, iniciativa em parceria com o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Novo Horizonte. 

Fotos: Estação Conhecimento Serra 

Estação Conhecimento Brumadinho 

Já em Minas Gerais, a Colônia de Férias da Estação Conhecimento Brumadinho levou muita diversão, interação e aprendizado aos 275 educandos que participaram do evento a cada dia.  De 21 de janeiro a 3 de fevereiro, mais de 20 atividades – recreativas, esportivas e culturais – preencheram as manhãs e tardes da garotada. As opções incluíram “Qual é a música?”, confecção de mandalas, jogo da garrafa mágica (perguntas e respostas), pingue-pongue, futebol de sabão, basquete, vôlei, festa das cores e até um “Dia da preguiça”, em que os participantes puderam relaxar e se conectar com a natureza durante uma atividade no bosque da EC. 

Fotos: Estação Conhecimento Brumadinho 

Estação Conhecimento Arari  

De 9 a 24 de janeiro, a EC Arari, no Maranhão, realizou um Festival de Férias, com atividades esportivas, gincanas culturais, ações “mão na massa” e oficinas educacionais. Mais de 900 crianças e adolescentes e cerca de 50 pais e responsáveis também participaram da elaboração de um caderno de metas para 2025 – ação de planejamento coletivo que evidencia a horizontalidade da proposta pedagógica da instituição. A EC ainda sediou o 5º Encontro das ECs do Corredor Norte, realizado nos dias 20, 21 e 22 de janeiro e que reuniu 1.100 jovens e educadores das Estações Conhecimento Arari, Marabá e Tucumã para um intercâmbio educacional e uma série de apresentações protagonizadas pelos educandos (leia mais no box ao final desta página). 

Fotos: Estação Conhecimento Arari 

Estação Conhecimento Marabá 

Em Marabá, no Pará, a Estação Conhecimento promoveu sua tradiconal Colônia de Férias, de 13 a 24 de janeiro. O evento reuniu 150 crianças e adolescentes, que participaram de atividades como pintura, circuitos esportivos, cabo de guerra, slackline e um animado show de talentos. A programação contemplou um momento inicial conduzido pelas psicólogas da Estação, que abordaram a importância do cuidado com a saúde mental, dentro da campanha Janeiro Branco. Essa reflexão serviu como ponto de partida para as demais atividades. Além da Colônia, cerca de 90 adolescentes da EC Marabá participaram de ensaios e treinos para o Encontro das ECs do Corredor Norte, realizado em Arari (MA). 

Fotos: Estação Conhecimento Marabá

Estação Conhecimento Tucumã 

Representada por 64 de seus educandos, a Estação Conhecimento Tucumã (PA) participou do Encontro das ECs do Corredor Norte, que aconteceu em Arari, no Maranhão, de 20 a 22 de janeiro. Os jovens puderam confraternizar com os atendidos das demais Estações presentes no evento durante competições em modalidades esportivas como natação, atletismo, voleibol, handebol e futebol. Além disso, interpretaram um trecho da peça teatral “Belém da Fé, do Cheiro e do Sabor”, em que apresentaram canções de artistas locais da capital paraense e a chamada “festa de aparelhagem”, manifestação musical caracterizada por estruturas grandiosas de áudio, luz e efeitos pirotécnicos, sob o comando de um DJ. 

Fotos: atendidos da Estação Conhecimento Tucumã 

Notícias relacionadas