Desenvolvimento social como propósito

A Fundação Vale busca contribuir para o desenvolvimento social dos territórios brasileiros onde a Vale atua por meio do fortalecimento de políticas públicas de educação, saúde e geração de renda.

Atuação fundamentada na colaboração

Contribuir para o desenvolvimento social dos territórios em que a Vale está presente é a missão da Fundação Vale. Temos programas em 48 municípios e 5 estados brasileiros. Em cada um deles, atuamos sob uma perspectiva colaborativa, estabelecendo diálogos, valorizando saberes locais e ampliando vozes em busca do acesso igualitário a direitos essenciais.

Alianças para enfrentar vulnerabilidades

A Fundação Vale trabalha com um olhar horizontalizado de garantia de direitos essenciais para ajudar a promover a autonomia das comunidades. Por meio de estratégias de atuação intersetorial e de uma rede de parcerias, desenvolvemos projetos de educação, saúde e geração de renda que têm o objetivo de impactar positivamente indicadores sociais e combater a pobreza nos territórios.

A Fundação Vale também é mantenedora de cinco Estações Conhecimento

Localizadas em Arari (MA), Brumadinho (MG), Serra (ES), Marabá e Tucumã (PA), as Estações Conhecimento promovem atividades voltadas para o desenvolvimento integral das pessoas. Entre seus objetivos, estão o incentivo à criatividade e à inovação, a valorização das características de cada região e a articulação de parcerias entre entidades públicas e a sociedade civil.​​

Resultados 2023

R$ 81,9 MM

investidos em projetos sociais​

211,8 mil

estudantes beneficiados

UBS apoiadas

2,8 mil

empreendedores apoiados

8,3 mil

inscritos nas Estações Conhecimento

Acesse aqui o Relatório de Atividades 2023

Depoimentos

Adelia Santos

O projeto Trilhos da Alfabetização nos ajudou muito em sala de aula porque ele veio resgatar o relacionamento da cultura maranhense para que possamos conviver e aprender juntamente com os alunos em sala de aula. Os almanaques distribuídos pelo projeto são complementados com as formações que auxiliam no aprendizado dos alunos. O conteúdo da casa de farinha, por exemplo, é do cotidiano da nossa comunidade e foi uma vivência muito boa que os alunos conheceram o preparo da farinha, proporcionando a valorização da própria cultura.

Adelia Santos, professora da escola U.I. Tácitos de Caldas, em Buriticupu – Maranhão.