Projetos

Os projetos e iniciativas da Fundação Vale são desenvolvidos nos eixos de Educação, Saúde Básica, Inclusão Produtiva e Proteção Social, além de incluir cinco Estações Conhecimento. Os projetos são implementados nos territórios em que a Vale atua. Nessa página, você pode conhecer um pouco mais sobre os projetos e filtrar considerando a temática, o estado ou o município de atuação.
AFM Estações Conhecimento

A Fundação Vale, com sua longa experiência no fortalecimento de políticas públicas, se tornou uma parceira da Vale no compromisso da empresa em apoiar a saída de 500 mil pessoas da situação de pobreza extrema até 2030.
Com este objetivo, lidera a implementação de iniciativas nas Estações Conhecimento Marabá, Tucumã, Arari e Serra que utilizam a metodologia de Acompanhamento Familiar Multidimensional – AFM para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade a terem acesso a direitos essenciais e desenvolverem sua autonomia. As ações consideram cinco áreas para abordagem (educação, renda, saúde, nutrição e infraestrutura) e têm como parceiros investidores a Wheaton Precious Metals (Marabá) e a Hatch (Tucumã).
Ciclo Saúde Proteção Social

O Ciclo Saúde Proteção Social tem por objetivo fortalecer as ações de prevenção de doenças e promover a saúde básica como uma política transversal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As ações estão organizadas a partir da experiência acumulada pelo projeto Ciclo Saúde nos territórios, com ênfase em metodologias participativas, reconhecidas e com resultados efetivos.
O projeto desenvolve ações para promover a cultura de atuação intersetorial, fomentar a educação permanente de gestores e profissionais das áreas de Saúde e Assistência Social, ampliar o desempenho da Atenção Básica em Saúde e Assistência Social e aprimorar as condições técnicas e materiais para uma atuação que faça diferença nos territórios, de maneira a melhorar indicadores sociais e de saúde.
Implementado pelo Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), o Ciclo Saúde Proteção Social é conduzido em colaboração com as secretarias municipais e conta com a cooperação técnica das universidades Estácio, Unifesspa e PUC-Rio, além de investimentos da Wheaton Precious Metals e do BNDES, por meio do fundo Juntos pela Saúde.
Acompanhe os materiais desenvolvidos pelo programa em seu canal no YouTube e no perfil do Instagram.
Estações Conhecimento

As Estações Conhecimento são equipamentos mantidos pela Fundação Vale que oferecem atividades de educação, cultura e esporte no contraturno escolar, tendo como principal público crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Por meio de suas programações, contribuem para o desenvolvimento social das comunidades atendidas, fomentando a criatividade, a inovação, a articulação de parcerias, a participação e o compartilhamento de ações entre entes públicos, a sociedade civil organizada e as comunidades, e valorizando as características de cada região.
Ao todo, existem cinco Estações Conhecimento em operação, situadas nos municípios de Arari (MA), Brumadinho (MG), Serra (ES), Marabá e Tucumã (PA). São instituições independentes, mantidas principalmente com recursos diretos da Fundação Vale, além de recursos incentivados da Vale e recursos provenientes de empresas parceiras: Wheaton Precious Metals (Marabá, Tucumã e Arari), Posco (Marabá, Tucumã e Arari), CXHI (Marabá) e Hatch (Tucumã). Os recursos incentivados são originários do Fundo para a Infância e Adolescência (Conselhos Municipais de Defesa da Criança e do Adolescente) e da Lei de Incentivo ao Esporte (Secretaria Especial do Esporte).
Saiba mais sobre cada Estação Conhecimento:
Territórios em Rede

O programa Territórios em Rede visa a identificar os principais desafios relativos ao desenvolvimento dos municípios, propondo um conjunto de ações que permitam garantir o enfrentamento da exclusão escolar e realizar um diagnóstico aprofundado dos desafios vivenciados, além de fomentar a articulação de setores governamentais e não governamentais para o desenvolvimento de políticas e ações em diferentes áreas.
A iniciativa é executada pela Cidade Escola Aprendiz e tem como parceiros investidores Wheaton Precious Metals, Komatsu e Keda (KHDI). Atualmente, o projeto está ativo em 16 municípios nos estados do Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Para acompanhar as iniciativas e os resultados do programa, acesse o site Territórios em Rede.