Projetos

Imagem destacada Projetos
Todos os projetos

Os projetos e iniciativas da Fundação Vale são desenvolvidos nos eixos de Educação, Saúde Básica, Inclusão Produtiva e Proteção Social, além de incluir cinco Estações Conhecimento. Os projetos são implementados nos territórios em que a Vale atua. Nessa página, você pode conhecer um pouco mais sobre os projetos e filtrar considerando a temática, o estado ou o município de atuação. 

Estações Conhecimento

As  Estações Conhecimento são equipamentos mantidos pela Fundação Vale que oferecem atividades de educação, cultura e esporte no contraturno escolar, tendo como principal público crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Por meio de suas programações, contribuem para o desenvolvimento social das comunidades atendidas, fomentando a criatividade, a inovação, a articulação de parcerias, a participação e o compartilhamento de ações entre entes públicos, a sociedade civil organizada e as comunidades, e valorizando as características de cada região. 

Ao todo, existem cinco Estações Conhecimento em operação, situadas nos municípios de Arari (MA), Brumadinho (MG), Serra (ES), Marabá e Tucumã (PA). São instituições independentes, mantidas principalmente com recursos diretos da Fundação Vale, além de recursos incentivados da Vale e recursos provenientes de empresas parceiras. Os recursos incentivados são originários do Fundo para a Infância e Adolescência (Conselhos Municipais de Defesa da Criança e do Adolescente) e da Lei de Incentivo ao Esporte (Secretaria Especial do Esporte).  

Saiba mais sobre cada Estação Conhecimento: 

Estação Conhecimento Arari

Estação Conhecimento Brumadinho

Estação Conhecimento Serra

Estação Conhecimento Marabá

Estação Conhecimento Tucumã

Frente SAN – Segurança Alimentar Nutricional

O projeto tem o objetivo de apoiar a estruturação de arranjos produtivos rurais sustentáveis dos agricultores familiares de Minas Gerais e Maranhão. Realizado em parceria com o Instituto Meio e investimentos complementares do BNDES no âmbito do Fundo Socioambiental. 

Núcleo de Desenvolvimento Rural

O Núcleo de Desenvolvimento Rural da Estação Conhecimento Arari busca ser um Centro de Excelência em Permacultura e Bioconstrução que promove e gera tecnologias sociais e soluções para a produção sustentável da agricultura familiar nas comunidades de seu entorno. 

Apoiado pela Fundação Vale em parceria com a Mandú Inovação Social, o Núcleo presta assessoria técnica e extensão rural no processo produtivo, fortalecendo a segurança alimentar e gerando renda às famílias atendidas. 

Programa Fortalecimento de Conselhos

O programa Fortalecimento de Conselhos é uma iniciativa da Fundação Vale que estimula o melhor aproveitamento dos recursos incentivados da Vale para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Fundo do Idoso. Seu principal objetivo é contribuir para o fortalecimento da gestão e atuação dos Conselhos de Direitos nas políticas públicas, abordando temas como processos de regularização, planejamento, utilização dos recursos dos fundos, repasses às organizações da sociedade civil, monitoramento da execução dos recursos, transparência e prestação de contas. 

Projeto Quebradeiras

A Fundação Vale, com sua longa experiência no fortalecimento de políticas públicas, se tornou uma parceira da Vale no compromisso da empresa em apoiar a saída de 500 mil pessoas da situação de pobreza extrema até 2030. 

O Projeto Quebradeiras é uma das iniciativas promovidas com este objetivo. É uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Mandú Social e que conta com recursos do BNDES via Fundo Socioambiental. O projeto foca no Acompanhamento Familiar Multidimensional e no empreendedorismo comunitário para contribuir para a melhoria das condições de vida e a valorização do ofício das quebradeiras de coco babaçu no estado do Maranhão. 

Envolve grupos de quebradeiras de sete municípios maranhenses: Alto Alegre do Pindaré, Vitória do Mearim, Santa Inês, Igarapé do Meio, Pindaré Mirim, Tufilândia e Monção. 

Rede Mulheres do Maranhão

A Rede Mulheres do Maranhão é um coletivo formado por negócios sociais que foram incubados, acelerados e graduados pelo programa Agir (Apoio à Geração e Incremento de Renda) na Estrada de Ferro Carajás – EFC. Os negócios sociais são compostos majoritariamente por mulheres que comercializavam produtos pelas janelas do trem de passageiros da EFC e que perderam sua principal fonte de renda com a modernização dos vagões em 2015, quando as janelas foram fechadas. O programa Agir apoiou os grupos em sua reinvenção diante do novo cenário e incentivou o cooperativismo e associativismo em rede.  

Como continuidade do programa Agir, a Rede Mulheres do Maranhão ganhou protagonismo por meio da dinamização de suas atividades produtivas, integrando grupos de quebradeiras de coco babaçu à Rede, e acessando novos mercados. A implementação do programa e as ações de suporte aos negócios são realizadas em parceria com a Mandú Inovação Social e têm a Wheaton Precious Metals como parceiro investidor. 

Para acompanhar as iniciativas e resultados do projeto, acesse o site Rede Mulheres do Maranhão.

Trilhos da Alfabetização

O programa Trilhos da Alfabetização busca contribuir para a alfabetização plena de crianças nas escolas públicas dos municípios de atuação da Vale. As ações contemplam formação de educadores e equipes técnicas das Secretarias Estadual e Municipais de Educação, produção e distribuição de material didático complementar e mobilização da comunidade escolar para a alfabetização.  

No Maranhão, a iniciativa da Fundação Vale é realizada em parceria com 24 municípios vizinhos da Estrada de Ferro Carajás, o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), o Governo do Estado do Maranhão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

No Pará, 8 municípios de atuação da Vale são parceiros do projeto (Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Ourilândia do Norte, Parauapebas e Tucumã), que conta com investimentos da Wheaton Precious Metals e do BNDES por meio do Fundo Socioambiental. 

No Rio de Janeiro, o projeto acontece em parceria com as prefeituras de Itaguaí e Mangaratiba e é implementado pelo parceiro Comunidade Educativa (Cedac).