Projetos

Imagem destacada Projetos
Todos os projetos

Os projetos e iniciativas da Fundação Vale são desenvolvidos nos eixos de Educação, Saúde Básica, Inclusão Produtiva e Proteção Social, além de incluir cinco Estações Conhecimento. Os projetos são implementados nos territórios em que a Vale atua. Nessa página, você pode conhecer um pouco mais sobre os projetos e filtrar considerando a temática, o estado ou o município de atuação. 

Ciclo Saúde Proteção Social

O Ciclo Saúde Proteção Social tem por objetivo fortalecer as ações de prevenção de doenças e promover a saúde básica como uma política transversal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As ações estão organizadas a partir da experiência acumulada pelo projeto Ciclo Saúde nos territórios, com ênfase em metodologias participativas, reconhecidas e com resultados efetivos.  

Em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e as secretarias municipais, o projeto busca desenvolver capacidades e fomentar a educação permanente de gestores e profissionais das áreas da Saúde e Assistência Social, promover a cultura da atuação intersetorial, ampliar o desempenho da Atenção Básica em Saúde e Assistência Social, aprimorar as condições técnicas e materiais para uma atuação que faça diferença nos territórios e, assim, melhorar indicadores sociais e de saúde. 

Acompanhe os materiais desenvolvidos pelo programa em seu canal no YouTube e no perfil do Instagram.

Estações Conhecimento

As  Estações Conhecimento são equipamentos mantidos pela Fundação Vale que oferecem atividades de educação, cultura e esporte no contraturno escolar, tendo como principal público crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Por meio de suas programações, contribuem para o desenvolvimento social das comunidades atendidas, fomentando a criatividade, a inovação, a articulação de parcerias, a participação e o compartilhamento de ações entre entes públicos, a sociedade civil organizada e as comunidades, e valorizando as características de cada região. 

Ao todo, existem cinco Estações Conhecimento em operação, situadas nos municípios de Arari (MA), Brumadinho (MG), Serra (ES), Marabá e Tucumã (PA). São instituições independentes, mantidas principalmente com recursos diretos da Fundação Vale, além de recursos incentivados da Vale e recursos provenientes de empresas parceiras. Os recursos incentivados são originários do Fundo para a Infância e Adolescência (Conselhos Municipais de Defesa da Criança e do Adolescente) e da Lei de Incentivo ao Esporte (Secretaria Especial do Esporte).  

Saiba mais sobre cada Estação Conhecimento: 

Estação Conhecimento Arari

Estação Conhecimento Brumadinho

Estação Conhecimento Serra

Estação Conhecimento Marabá

Estação Conhecimento Tucumã

Fazer Ciências

O projeto Fazer Ciências é uma iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Comunidade Educativa (Cedac) e investimentos complementares da empresa DHHI. Tem como objetivo refletir novas formas de ensinar e aprender Ciências e Matemática na rede municipal de Itabira (MG), permitindo que os estudantes possam ser protagonistas de suas aprendizagens e descubram o prazer ao longo deste processo, ao dar às Ciências e à Matemática um significado real. 

Para isso, o projeto prevê a formação sistemática dos professores do Ensino Fundamental e demais profissionais, como a equipe da Secretaria Municipal de Educação, os gestores escolares e os coordenadores pedagógicos. Além das formações dos educadores, é igualmente importante que os alunos tenham acesso a situações e a materiais para que possam investigar, pensar e sistematizar novos conhecimentos. Assim, o projeto também disponibiliza conteúdo e materiais para que as escolas desenvolvam atividades com os alunos sobre situações-problema reais nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. 

Frente SAN – Segurança Alimentar Nutricional

O projeto tem o objetivo de apoiar a estruturação de arranjos produtivos rurais sustentáveis dos agricultores familiares de Minas Gerais e Maranhão. Realizado em parceria com o Instituto Meio e investimentos complementares do BNDES no âmbito do Fundo Socioambiental. 

Futuro Maker

Realizado em Governador Valadares (MG), o projeto Futuro Maker auxilia jovens em situação de vulnerabilidade a desenvolverem competências socioemocionais e profissionais na área de Tecnologia. Além de capacitação técnica, o projeto oferece acompanhamento psicossocial e busca promover o desenvolvimento pessoal dos participantes, para que possam compreender seu potencial e se preparar adequadamente para a jornada profissional. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Vale, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).  

Programa Fortalecimento de Conselhos

O programa Fortalecimento de Conselhos é uma iniciativa da Fundação Vale que estimula o melhor aproveitamento dos recursos incentivados da Vale para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Fundo do Idoso. Seu principal objetivo é contribuir para o fortalecimento da gestão e atuação dos Conselhos de Direitos nas políticas públicas, abordando temas como processos de regularização, planejamento, utilização dos recursos dos fundos, repasses às organizações da sociedade civil, monitoramento da execução dos recursos, transparência e prestação de contas. 

Rotas e Redes Literárias

O programa Rotas e Redes Literárias apoia as redes públicas de ensino para estruturarem suas políticas de promoção do livro e da leitura e integrarem ações de leitura no currículo escolar. O programa fomenta o acesso ao livro e à leitura por meio da ampliação do acervo literário e da formação de professores em mediação de leitura, além de aprimorar as salas e os cantinhos de leitura das escolas. Atualmente, o Cedac é o parceiro executor do projeto em Ouro Preto (MG). 

Territórios em Rede

O programa Territórios em Rede visa a identificar os principais desafios relativos ao desenvolvimento dos municípios, propondo um conjunto de ações que permitam garantir o enfrentamento da exclusão escolar e realizar um diagnóstico aprofundado dos desafios vivenciados, além de fomentar a articulação de setores governamentais e não governamentais para o desenvolvimento de políticas e ações em diferentes áreas.  

A iniciativa é executada pela Cidade Escola Aprendiz e tem como parceiros investidores Wheaton Precious Metals, Grupo Hidrau Torque (GHT), Komatsu e Keda (KHDI). Atualmente, o projeto está ativo em 16 municípios nos estados do Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Para acompanhar as iniciativas e os resultados do programa, acesse o site Territórios em Rede.