Projetos

Imagem destacada Projetos
Todos os projetos

Os projetos e iniciativas da Fundação Vale são desenvolvidos nos eixos de Educação, Saúde Básica, Inclusão Produtiva e Proteção Social, além de incluir cinco Estações Conhecimento. Os projetos são implementados nos territórios em que a Vale atua. Nessa página, você pode conhecer um pouco mais sobre os projetos e filtrar considerando a temática, o estado ou o município de atuação. 

Ciclo Saúde Proteção Social

O Ciclo Saúde Proteção Social tem por objetivo fortalecer as ações de prevenção de doenças e promover a saúde básica como uma política transversal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As ações estão organizadas a partir da experiência acumulada pelo projeto Ciclo Saúde nos territórios, com ênfase em metodologias participativas, reconhecidas e com resultados efetivos.  

O projeto desenvolve ações para promover a cultura de atuação intersetorial, fomentar a educação permanente de gestores e profissionais das áreas de Saúde e Assistência Social, ampliar o desempenho da Atenção Básica em Saúde e Assistência Social e aprimorar as condições técnicas e materiais para uma atuação que faça diferença nos territórios, de maneira a melhorar indicadores sociais e de saúde. 

Implementado pelo Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), o Ciclo Saúde Proteção Social é conduzido em colaboração com as secretarias municipais e conta com a cooperação técnica das universidades Estácio, Unifesspa e PUC-Rio, além de investimentos da Wheaton Precious Metals e do BNDES, por meio do fundo Juntos pela Saúde. 

Acompanhe os materiais desenvolvidos pelo programa em seu canal no YouTube e no perfil do Instagram.

Programa Fortalecimento de Conselhos

O programa Fortalecimento de Conselhos é uma iniciativa da Fundação Vale que estimula o melhor aproveitamento dos recursos incentivados da Vale para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Fundo do Idoso. Implementado em parceria com a Mmuller, seu principal objetivo é contribuir para o fortalecimento da gestão e atuação dos Conselhos de Direitos nas políticas públicas, abordando temas como processos de regularização, planejamento, utilização dos recursos dos fundos, repasses às organizações da sociedade civil, monitoramento da execução dos recursos, transparência e prestação de contas. 

Territórios em Rede

O programa Territórios em Rede visa a identificar os principais desafios relativos ao desenvolvimento dos municípios, propondo um conjunto de ações que permitam garantir o enfrentamento da exclusão escolar e realizar um diagnóstico aprofundado dos desafios vivenciados, além de fomentar a articulação de setores governamentais e não governamentais para o desenvolvimento de políticas e ações em diferentes áreas.   

A iniciativa é executada pela Cidade Escola Aprendiz e tem como parceiros investidores Wheaton Precious Metals, Komatsu e Keda (KHDI). Atualmente, o projeto está ativo em 16 municípios nos estados do Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Para acompanhar as iniciativas e os resultados do programa, acesse o site Territórios em Rede. 

Trilhos da Alfabetização

O programa Trilhos da Alfabetização busca contribuir para a alfabetização plena de crianças nas escolas públicas dos municípios de atuação da Vale. As ações contemplam formação de educadores e equipes técnicas das Secretarias Estadual e Municipais de Educação, produção e distribuição de material didático complementar e mobilização da comunidade escolar para a alfabetização.   

No Maranhão, a iniciativa da Fundação Vale é realizada em parceria com 24 municípios vizinhos da Estrada de Ferro Carajás e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).  

No Pará, 8 municípios de atuação da Vale são parceiros do projeto (Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Ourilândia do Norte, Parauapebas e Tucumã), que é executado em parceria com a FGV e conta com investimentos da Wheaton Precious Metals e do BNDES por meio do Fundo Socioambiental.  

No Rio de Janeiro, o projeto acontece em parceria com as prefeituras de Itaguaí e Mangaratiba e, em Minas Gerais, com as prefeituras de Catas Altas, Rio Piracicaba e Santa Bárbara, sendo implementado pela Roda Educativa em ambos os estados.