Ciclo Saúde Proteção Social realiza primeiras Mostras de Práticas em cidades de Minas Gerais 

  • Minas Gerais
  • 22/04/25

    O projeto Ciclo Saúde Proteção Social realizou, nos primeiros dias de abril, as primeiras Mostra de Práticas “Compartilhando experiências exitosas do SUS e SUAS” nos municípios mineiros de Catas Altas, Rio Piracicaba e Santa Bárbara.  As mostras fazem parte do percurso formativo do projeto e tiveram como objetivo apresentar práticas, conhecimentos e reflexões sobre a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios.  

    As mostras buscaram valorizar práticas que refletem a realidade de cada território e fortalecer a articulação entre saúde e assistência social – premissa enfatizada pelo programa Ciclo Saúde Proteção social –, ressaltando a importância do trabalho em conjunto entre as duas políticas públicas para a promoção do acesso à saúde, especialmente para populações mais vulnerabilizadas. 

    O processo formativo do Ciclo Saúde Proteção Social é fundamentado na metodologia Construção Compartilhada de Soluções Locais, que incentiva os participantes, profissionais da saúde e da assistência social, a adotarem uma abordagem colaborativa e inclusiva, valorizando o conhecimento local e promovendo o engajamento com as comunidades. Isso permite planejar ações e estratégias considerando não apenas os desafios, mas também os recursos e potencialidades disponíveis em seus territórios.  

    Rio Piracicaba 

    Foto: Ciclo Saúde Proteção Social 

    No dia 2 de abril, a Mostra de Práticas reuniu aproximadamente 30 participantes, entre profissionais e gestores da Atenção Básica e da Assistência Social, na Câmara Municipal de Rio Piracicaba. Durante o dia foram apresentados nove Planos Locais de Ação elaborados e desenvolvidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Especialidades e Vigilância Sanitária. 

    Ao todo, foram desenvolvidas 42 ações relacionadas a diferentes temas como saúde da mulher, processos de trabalho, saúde mental e doenças crônicas não transmissíveis. A iniciativa alcançou cerca de 190 pessoas, gerando no território uma ampliação de acesso aos serviços, proteção social básica e promoção da saúde. 

    Santa Bárbara 

    Foto: Ciclo Saúde Proteção Social 

    Realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara – ACISB, no dia 3 de abril, a Mostra de Práticas “Compartilhando experiências exitosas do SUS e SUAS” reuniu cerca de 60 profissionais e gestores da rede pública local. Na ocasião, foram apresentados os 11 Planos Locais de Ação, criados e executados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos Pontos de Apoio (PA) e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). 

    As 66 ações desenvolvidas no município alcançaram aproximadamente 700 pessoas. Algumas das temáticas trabalhadas pelos projetos foram saúde do trabalhador, ampliação do acesso aos serviços do CRAS, saúde da pessoa idosa, fortalecimento de vínculos e promoção da saúde. 

    Catas Altas 

    Foto: Ciclo Saúde Proteção Social 

    Encerrando a programação, a mostra em Catas Altas reuniu aproximadamente 40 profissionais da saúde e assistência social, no CRAS Vista Alegre. Durante o dia foram apresentados os três Planos Locais de Ação, sendo dois elaborados e executados pelas equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Posto de Saúde (PS) e um desenvolvido pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). 

    Com 15 ações desenvolvidas, a iniciativa alcançou cerca de 60 pessoas. Durante a mostra, foi possível notar a força da integração entre a saúde, assistência social e outras áreas, com temáticas que dialogam entre si e contribuem para ampliar o acesso da comunidade a diferentes serviços em um único. Com os planos locais “Vem mulher”, “Papo de Mãe” e o “Grupo Elos”, o projeto conseguiu tratar de temáticas diversas ligadas à saúde da mulher, saúde da pessoa gestante e o fortalecimento de vínculos comunitários. 

    Notícias relacionadas