Fundação Vale conquista prêmio nacional da ABRH com o programa Inova Up
A Fundação Vale recebeu um importante reconhecimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) com o programa Inova Up, que conquistou o 2° lugar nacional do Prêmio Ser Humano, na categoria ESG. A premiação destaca iniciativas que levam em conta, de forma equilibrada, os interesses das pessoas, organizações e sociedade e geram resultados significativos, que podem ser considerados referência no mercado.
“O Inova Up incentivou jovens da região amazônica, especialmente do sudeste do Pará, a pensarem soluções para questões das localidades onde vivem. Além de fomentar a inovação, nosso objetivo era ampliar possibilidades de trabalho e renda, essenciais para o desenvolvimento social e ambiental dos municípios participantes. Mais de mil jovens passaram pelo programa e, a partir dele, apoiamos alguns negócios que muito nos inspiram: chocolate com cacau cultivado na Amazônia, biojoias com sementes amazônicas e que hoje são vendidas até para alguns países da Europa, entre outros”, destaca a diretora-executiva da Fundação Vale, Pâmella De-Cnop.
Implementado em Canaã dos Carajás, Marabá e Parauapebas, no estado do Pará, o programa Inova Up formou jovens empreendedores para desenvolverem start-ups e negócios com foco em sustentabilidade, que valorizassem as vocações locais e protegessem os recursos naturais. Os empreendimentos apoiados receberam assessoramento e acompanhamento técnico nas áreas de Marketing, Vendas, Produção, Gestão, Assuntos Jurídicos e Contabilidade, além de investimento direto (seed money) para alavancagem dos negócios.
O Inova Up foi concluído no ano de 2023, depois de estruturar 9 start-ups, tendo o Centro de Empreendedorismo da Amazônia como parceiro executor e a Wheaton Precious Metals como parceira investidora.
Start-ups criadas e impulsionadas pelo Inova Up
Canaã dos Carajás
– Eco Canaã Biojóias: produção de biojoias e peças de artesanato inspiradas na cultura e diversidade da região.
– Flor de Castanheira: extração de leite vegetal de castanha-do-pará e do coco babaçu e produção de biscoitos veganos, sem nenhum traço de proteína animal.
– Cacau Carajás: produção e beneficiamento de cacau aliados ao desenvolvimento da cultura cacaueira de qualidade para produção de chocolate fino.
Marabá
– Rede Viva Biofertilizantes: serviço de coleta, disposição e tratamento dos resíduos sólidos orgânicos (alimentos) de estabelecimentos comerciais e produção de composto orgânico para jardinagem e agricultura local.
– Treinamentus: plataforma de ensino do tipo marketplace com produção de conteúdo para o ensino superior, que proporciona a estudantes e professores ambiente de troca de conhecimento e network profissional.
– Na Flora – Flores da Amazônia: produção e comercialização de plantas ornamentais da Amazônia, vasos e acessórios reaproveitados e reciclados.
Parauapebas
– Kupu: produção e comercialização de sorvetes veganos e sem lactose.
– Dinam – Diamante Negro da Amazônia: empresa pioneira em produção sustentável e processamento de pimenta-do-reino na região.
– Alosix: plataforma de cálculos agronômicos e análise de solo com preços acessíveis e disponível em nível nacional.