No combate à evasão escolar, projeto “Territórios em Rede” é expandido para mais quatro municípios de Minas Gerais
O projeto “Territórios em Rede” já reinseriu 2.072 crianças nos sistemas educacionais de Marabá (PA) e Serra (ES) e agora foi ampliado para mais quatro municípios de Minas Gerais: Governador Valadares, Aimorés, Resplendor e Conselheiro Pena. A parceria da Fundação Vale com a Associação Cidade Escola Aprendiz e as secretarias municipais de educação, tem como objetivo identificar as principais causas da evasão escolar em cada região e criar estratégias para enfrentar problemas que se tornaram ainda mais desafiadores durante a pandemia.
Entre os objetivos do trabalho está a articulação de setores governamentais e não governamentais para pôr em prática iniciativas que contribuam para o desenvolvimento social das localidades, além da capacitação de agentes públicos e sociais para consolidar uma política pública permanente. Buscas ativas são realizadas a fim de identificar as crianças e adolescentes em situação de exclusão escolar, por meio de visitas domiciliares e contatos telefônicos. Há também um monitoramento, com cadastro por aplicativo e banco de dados.
Nos novos territórios, foram identificados 2.850 crianças e jovens fora da escola ou em risco de evasão escolar. Durante um período que varia de 22 a 28 meses, a depender da região, a equipe planeja a inclusão nas escolas com percentual significativo desses indivíduos e oferece apoio no aprimoramento das políticas públicas de proteção social de pessoas entre 4 e 17 anos.