Plataforma inovadora “Rede Empreender”, é lançada pela Fundação Vale e Mandū para para conectar e fortalecer negócios sociais
A Fundação Vale e a Mandū Inovação Social lançam a Rede Empreender, uma plataforma on-line que conecta 39 negócios sociais, consumidores e apoiadores com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre gestão e dar suporte no acesso a novos mercados, fomentando a viabilidade econômica desses empreendimentos para que possam prosperar e gerar renda. No espaço virtual, os empreendedores podem trocar experiências, encontrar soluções para seus desafios e receber apoio financeiro.
Atualmente, a plataforma está conectando 39 negócios sociais, de 17 municípios do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro. Os negócios estão divididos em cinco segmentos: produção de alimentos, agricultura familiar, comércio, serviços e cultura, coleta seletiva e produção industrial.
Na primeira etapa do projeto, que ocorreu de janeiro a maio de 2021, a Mandū mapeou todos os 165 negócios sociais apoiados pela Fundação Vale durante o período de 2013 a 2020, e verificou em quais condições cada um se encontrava. A busca foi consolidada em uma ferramenta que trouxe subsídios para que a “rede” fosse desenhada e que os primeiros empreendedores fossem convidados a se juntarem a ela. Na segunda etapa, realizada de junho a julho, o projeto evoluiu a partir da criação da plataforma online capaz de estimular a articulação em rede, criar formas de aceleração contínua, suporte comercial e gerencial dos negócios investidos e capacitação contínua dos empreendedores.
A plataforma tem um ambiente aberto para que todos os públicos acessem os produtos e informações dos negócios. Esse marketplace possibilita que os empreendedores criem suas próprias lojas on-line e o ambiente interno da plataforma oferece suporte comercial com acesso a formações, e-books, pílulas de conhecimento, vídeos tutoriais e mentorias para impulsionar suas vendas.